Esudantes IEJ editada

Instituto de Estudos Japoneses da UEM tem matrículas abertas a partir de hoje (19); saiba como participar

O Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), teve duas estudantes aprovadas no Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT, na sigla em inglês para Japanese Language Proficiency Test).

Alunas do curso de japonês do IEJ, Lara Conradi Carrasco e Yukari Fugie prestaram o teste em dezembro de 2023 e conquistaram a aprovação no final de janeiro deste ano. O certificado de proficiência é exigido por muitas instituições de ensino japonesas para a concessão de bolsas e oportunidades a estudantes estrangeiros.

Lara Conradi Carrasco, graduada em Engenharia Elétrica pela UEM, conta que só pôde ingressar no curso de língua japonesa devido à oferta de aulas on-line. Ela estuda japonês há três anos. “Como meu curso era integral, nenhuma das turmas do IEJ se encaixava no meu horário. Em 2021, uma amiga encontrou o curso on-line à noite e fui logo fazer minha matrícula”, relatou. “A sensei (professora) é muito atenciosa e dedicada, sempre procurando o melhor modo de esclarecer as nossas dúvidas. Além disso, tenho a companhia de uma turma incrível que me motiva a continuar estudando”, completou.

Também aprovada no JLPT, a graduanda em Administração Yukari Fugie é estudante de japonês há dois anos. Ela participa das aulas on-line oferecidas pelo IEJ. “Comecei a fazer o curso de japonês durante a pandemia. Para mim, o fato de ser on-line facilita muito na rotina. Além disso, por serem turmas pequenas, percebo que as professoras conseguem dar uma atenção melhor para cada aluno durante as aulas, e depois por mensagem”, contou.

No Paraná, a prova do JLPT é aplicada duas vezes por ano, em julho e dezembro. A primeira edição ocorre em Curitiba e a segunda, em Londrina.

Matrículas para o IEJ

O IEJ oferta cursos presenciais e on-line de língua japonesa para as comunidades interna e externa à UEM. As matrículas para o próximo semestre letivo estarão abertas a partir de hoje (19) e vão até o próximo sábado (24). Os interessados devem se inscrever por meio de um formulário on-line, que será disponibilizado no site do IEJ.

Após o preenchimento do formulário, o Instituto entrará em contato com os inscritos para agendar as matrículas dos iniciantes e os testes de nivelamento dos demais estudantes, que ocorrerão nos dias 27 e 28 de fevereiro. O prazo para efetivar as matrículas será entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Alunos regulares do IEJ não precisam responder ao formulário, apenas gerar o boleto da taxa de matrícula neste link e enviar o comprovante no e-mail sec-iej@uem.br, a partir do dia 26.

Para o curso na modalidade presencial, a taxa de matrícula é de R$ 139 e a mensalidade consiste em quatro parcelas de R$ 92. Já para as aulas on-line, a taxa é única no valor de R$ 250. Acadêmicos e servidores da UEM têm descontos nas mensalidades do curso presencial, conforme Resolução nº 334/01-CAD. Os pagamentos são via boleto.

As aulas terão início no dia 4 de março e o curso completo possui duração de nove semestres. Para mais informações, é possível acessar o site do IEJ ou entrar em contato com o telefone (44) 3011-4268.