Pensamento computacional Pixabay

Evento, marcado para 2 de março, é direcionado aos professores da Educação Básica é gratuito e as vagas são limitadas

Em virtude do sucesso do evento anterior, o Departamento de Informática (DIN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Coordenação de Apoio à Educação Básica (CAE), promove a segunda edição do Workshop: “Pensamento Computacional: O que é? Por que é importante?”, no próximo dia 2 de março, das 8h às 12h, no Bloco C56.

O evento é direcionado aos professores da Educação Básica e alunos de licenciatura e visa difundir o conceito de Pensamento Computacional (PC), que é a metodologia de solução de problemas de forma eficiente como um computador faria, utilizando a exploração criativa, crítica e estratégica dos domínios computacionais. Ele pode ou não envolver equipamentos tecnológicos, mas seu foco são os quatro eixos básicos: decomposição do problema, abstração do que é essencial, reconhecimento de padrões e a proposição de algoritmos para resolvê-lo.

Essa habilidade é essencial na escola, pois ensina as crianças a pensar de forma crítica, a revisar suas produções e a resolver problemas de maneira lógica, utilizando os quatro pilares do pensamento computacional. Não está diretamente ligada à programação, mas auxilia na construção do conhecimento em diversas áreas, promovendo o aprendizado de disciplinas variadas.

O pensamento computacional também prepara os estudantes para as profissões do futuro, que exigirão o uso intensivo de tecnologias, como programação e robótica educacional.

Além da apresentação teórica, o curso também tem como objetivo a troca de experiências através de atividades práticas utilizando os recursos pedagógicos de atividades desplugadas, sem o uso de dispositivos eletrônicos.

A equipe organizadora do evento é composta pelas professoras da UEM Aline Maria Malachini Miotto Amaral, Luciana Andréia Fondazzi Martimiano, Raqueline Ritter de Moura Penteado, Thelma Elita Colanzi Lopes, a doutoranda Claudia Heidemann de Santana e a chefe da CAE, Marta Lúcia Croce.

O evento é gratuito e o número de vagas é limitado a 50 pessoas. Os participantes receberão certificação de quatro horas. Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 25 de fevereiro pelo link abaixo.

II Workshop “Pensamento Computacional: O que é? Por que é importante?”

Quando: 2 de março de 2024 (sábado) - das 8h às 12h

Onde: UEM - Bloco C56