125A1012

Campanhas de divulgação e promoção foram fundamentais para alcançar o número expressivo de bolsas coletadas

O Hemocentro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), coletou 1230 bolsas de sangue no primeiro mês de 2024, alcançando o maior número de doações dos últimos 10 anos para os meses de janeiro. Historicamente a média de doações no período era inferior a 1000.

De acordo com o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Junior, o número expressivo foi alcançado graças a uma combinação de fatores como o serviço desempenhado pelo setor de Captação de Doadores com campanhas de divulgação e promoção à doação; ao maior alcance das redes sociais institucionais, além de matérias televisivas ocorridas no final do ano alertando a população sobre a necessidade de doar em períodos de férias e épocas festivas. 

“Temos também vários parceiros externos que ajudam na promoção da doação de sangue em toda região. Deixo aqui meu agradecimento a toda equipe do Hemocentro pelo trabalho de grande qualidade e a toda população que sempre nos surpreende positivamente em prol a doação de sangue”, destaca Zanusso. 

 

Números em 2023

Em todo ano passado o Hemocentro coletou quase 12 mil bolsas de sangue. Contando com mais de 14.200 candidatos à doação. Além disso, contribuiu para o abastecimento de sangue no Paraná, enviando 8.841 bolsas de hemocomponentes para Rede Hemepar, que atua em todas as regiões do Estado.  

A unidade também atendeu as mais de 6,5 mil transfusões referentes às solicitações das unidades conveniadas nos municípios que compõem a 15ª Regional de Saúde e abasteceu a Agência Transfusional da cidade de Colorado com o envio de 720 bolsas.

Doação: Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos completos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado, além de apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O Hemocentro fica na Av. Mandacaru, 1600, ao lado do Hospital Universitário. É possível agendar horários para fazer a doação pelo link ou (44) 3011-9151 (Whatsapp).