foto1ranking site

Estudo sobre posicionamento on-line também avaliou transparência e excelência de quase 12 mil entidades pelo mundo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre as nove melhores universidades do Brasil em impacto e visibilidade digital, conforme o Impact Rank do Webometrics Ranking of World Universities, que avalia o posicionamento das entidades na internet. A Universidade também se destacou com o 16º lugar na América Latina e a liderança entre as Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses no quesito.

Foram mais de 3.800 entidades latino-americanas ranqueadas, incluindo 1.261 universidades brasileiras. Ainda no quesito "impacto", a UEM ficou com o 537º lugar entre as quase 12 mil instituições avaliadas pelo mundo.

Publicado no fim de janeiro, o levantamento é realizado pelo Cybermetrics Lab, grupo associado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), órgão público de pesquisa ligado ao governo da Espanha. A categoria “impacto” busca analisar a visibilidade das universidades online e considera o número de redes externas e links que levam às páginas oficiais da instituição.

No ranking geral, que incluiu também os indicadores “transparência” e “excelência”, a UEM ficou com o 30º lugar entre as universidades brasileiras. Na América Latina, a Universidade esteve na 64ª colocação e, no mundo, entre as 1.600 melhores. A UEM também foi a primeira entre as sete universidades estaduais do Paraná e a terceira entre as IES públicas e privadas do estado.

Segundo o chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Márcio Noveli, o Webometrics Ranking of World Universities é uma das principais ferramentas de avaliação acadêmica em âmbito internacional. “O resultado da UEM no ranking Webometrics é importante, pois fornece uma visão valiosa sobre a posição e o alcance global da instituição no cenário acadêmico digital”, explicou.

Webometrics Ranking

Realizado duas vezes por ano desde 2004, o Webometrics Ranking of World Universities mede a presença digital das universidades pelo mundo.

Os organizadores do estudo levam em conta fatores como o posicionamento da universidade na internet, a eficiência da instituição em expor a própria atuação e o impacto acadêmico para a comunidade externa. Outro fator considerado é a contribuição bibliográfica da entidade para a ciência, por meio de publicações e menções em artigos online.

As metodologias empregadas incluem um levantamento quantitativo de links, acessos e menções em pesquisas dos sites de busca Google e Google Acadêmico. Também é considerado o número de publicações e citações recebidas pelos principais pesquisadores das instituições.