Gabinete da Reitoria se pronuncia sobre atraso nos pagamentos das bolsas

Sobre o atraso no pagamento das bolsas o Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) informa que:

Neste início do ano de 2024, a Secretaria da Fazenda do Estado (SEFA), além do trabalho de encerramento das contas e fechamento do balanço de 2023, promoveu mudança no Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2024, válido para todos os órgãos do Governo do Estado do Paraná. A mudança dificultou a reabertura do orçamento de 2024, o que tem gerado dificuldades de adaptação ao novo sistema e aos novos procedimentos decorrentes da implementação, em todos os órgãos do governo do estado, inclusive para a UEM.

Essas dificuldades se refletem no atraso para pagamento das bolsas, que estão na dependência do reprocessamento dos dados dos bolsistas pelos órgãos financiadores (Fundo Paraná, Fundação Araucária, e outros) e a liberação dos recursos para pagamento pela UEM.

Ciente dos transtornos causados pelo atraso, a  administração da UEM tem feito tratativas e concentrado esforços junto ao Governo do Estado para solucionar os problemas neste início do ano de 2024.