foto1

Chamada pública lançada pela Fundação Araucária prevê bolsas de R$ 1.875 mensais a pesquisadores do Paraná

O governo estadual, por meio da Fundação Araucária (FA), lançou, em dezembro, chamada pública para o Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

Serão ofertadas 180 bolsas de R$ 1.875 mensais, com duração de 24 meses, para pesquisadores vinculados a instituições paranaenses. O investimento total é de R$ 8,1 milhões. Interessados devem submeter suas propostas até 23h59 do dia 18 de março, por meio da Plataforma de Operação de Projetos Públicos (Sparkx).

Serão aceitos projetos individuais de pesquisadores que não foram contemplados com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Segundo o cronograma, o resultado final será divulgado a partir de 15 de julho.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM, Mauro Ravagnani, destacou o alto potencial produtivo da pesquisa da Universidade. “Para a UEM, o edital é válido e acreditamos que temos muitas chances de ter um grande número de pesquisadores contemplados”, afirmou. “Infelizmente, o número de bolsas não é grande para atender a toda a comunidade científica do estado do Paraná. Mas é uma iniciativa interessante que merece ser elogiada”, completou.

O programa é dividido em duas modalidades: pesquisa e desenvolvimento tecnológico. As áreas prioritárias são Agricultura e Agronegócio; Biotecnologia e Saúde; Energias Inteligentes; Educação, Sociedade e Economia; e Cidades Inteligentes. As áreas transversais envolvem Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital.

Segundo a FA, o intuito da iniciativa é financiar bolsas de produtividade a profissionais de reconhecida liderança junto a redes ou projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de alta relevância para a política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Além disso, a chamada pública objetiva apoiar profissionais com relevante produção científica, tecnológica ou de inovação que apresente sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação da FA (Napis) ou com algum dos ecossistemas de inovação das áreas transversais e prioritárias do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT/PR).

O edital completo e seus anexos, com mais informações sobre inscrições, prazos, regulamentos e critérios de avaliação, podem ser consultados aqui.