Cartaz curso auto x2

Iniciativa gratuita aceita inscrições de toda a comunidade; aulas serão remotas, em inglês e português

O curso bilíngue “Sport and gender equality: challenges and possibilities”, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PEF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), tem sua primeira aula nesta quarta-feira (10), às 20h. Com carga horária prevista de 30 horas/aula, a iniciativa abordará discussões sobre as desigualdades de gênero no mundo esportivo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio deste link, até a próxima segunda-feira (15). As aulas, remotas, serão realizadas via Google Meet, sempre às quartas-feiras, e complementadas por atividades assíncronas. Mais informações podem ser obtidas na página da disciplina no Instagram.

Na manhã de hoje (9), o coordenador e ministrante do curso, Carlos Herold Junior, concedeu entrevista à UEM FM para divulgar o início das aulas. Em um bate-papo com o comunicólogo Marcelo Henrique Galdioli, Herold lembrou que a iniciativa surgiu como uma disciplina do PEF, mas o acesso foi ampliado para toda a comunidade interna e externa à Universidade, na forma de um curso de extensão. A ação oferece certificado por horas de participação.

“Pela globalidade e pela relevância da temática, tanto da igualdade de gênero, quanto do esporte, todos e todas serão absolutamente bem-vindos para participarem das discussões e socializarem suas opiniões e conhecimentos”, afirmou o professor do Departamento de Educação Física (DEF) da UEM.

A realização da disciplina também contará com a participação das professoras convidadas Nataly de Carvalho Fugi e Giovanna Xavier de Moura, ambas egressas do curso de Educação Física da UEM.

Entrevista auto x2

Coordenador e ministrante do curso, o professor Carlos Herold Junior (à direita) concedeu entrevista ao comunicólogo da UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli (à esquerda), na manhã de hoje (9)

Aulas bilíngues

Além de compor a grade curricular dos pós-graduandos em Educação Física, o curso faz parte de uma iniciativa do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM, que incentivou a criação de disciplinas em língua estrangeira na Universidade. Por meio de um edital lançado em agosto de 2023, o ECI destinou bolsas ofertadas pela Fundação Araucária aos docentes proponentes de projetos de Internacionalização em Casa (IeC).

Com proposta de aulas em inglês e português, o curso sobre esporte e igualdade de gênero foi um dos contemplados. “Estou me preparando há algum tempo, acompanhando cursos de ‘English as a Medium of Instruction (EMI)’, ofertados pelo Paraná Fala Inglês (PFI) nos últimos anos. Tão importante quanto a expectativa de receber a bolsa, foi perceber uma sinalização institucional concreta de valorização das ações pedagógicas dessa natureza”, comemorou Herold.

Segundo o coordenador do curso, os estudantes estarão livres para escolher a língua por meio da qual preferem se manifestar, ao mesmo tempo em que serão estimulados a reconhecer e melhorar suas competências linguísticas. A fluência em língua inglesa não é uma exigência e tampouco será avaliada durante a disciplina.

“O inglês e o português serão as ferramentas que usaremos para transmitir as ideias e nos comunicarmos. Nós ficaremos bastante tranquilos em nos expressarmos em uma língua ou outra, conforme as circunstâncias”, explicou Herold.

Em caso de dúvidas sobre o curso, o professor reforçou que está à disposição pela página da disciplina no Instagram. Interessados também podem encaminhar seus questionamentos para o email chjunior@uem.br.