2 abertura uem contra a dengue

Ação existe há mais de 10 anos e visa contribuir para a redução de casos da doença em Maringá

O Gabinete da Reitoria (GRE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Prefeitura do Câmpus (PCU), o Comitê Gestor Ambiental (CGA) e o Projeto de Revitalização da UEM, dá sequência a campanha “UEM contra a Dengue”.

A ação existe há mais de 10 anos e visa contribuir para a redução de casos da doença em Maringá, que permanece como a segunda cidade com maior número de diagnósticos confirmados (580), perdendo apenas para Londrina (841), segundo o boletim semanal da dengue publicado na terça-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Para o coordenador de Virologia do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Dennis Armando Bertolini, “os números representam um aumento em torno de 15 a 16% em relação à semana anterior, e, ao mesmo tempo, não tivemos nenhum caso de chikungunya e zika vírus no município. Dos casos confirmados, um óbito foi registrado: homem de 69 anos, com comorbidades, residente no município de Marilena, na região noroeste, na área abrangência da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí”.

Bertolini ainda falou sobre o novo soro tipo 3, “ainda não existe um caso confirmado no Paraná. Já começamos a investigar essa possibilidade em todas as regiões do estado, mas por enquanto nada foi detectado. No interior do estado de São Paulo, na região noroeste, mais especificamente na cidade de Votuporanga, próxima a São José do Rio Preto, sete casos foram confirmados, ou seja, é questão de tempo para que ele venha e se espalhe para nossa região, para o nosso estado. Nossa preocupação é, como faz algum tempo que esse sorotipo não circula no país, quando entra um novo, a possibilidade de casos graves é muito maior”.

Sábado (16), a ação foi acordada em reunião com o comitê ambiental e conta com a participação de voluntários do projeto de revitalização e demais colaboradores da instituição.