1636128604935 site

Ação possibilita que moradores de outras cidades façam sua doação, contribuindo para manutenção dos estoques de sangue

A unidade móvel do Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), vai realizar a última coleta externa de sangue deste ano na cidade de Marialva, na próxima quinta-feira (14) a partir das 8h na Casa da Amizade, sede do Rotary Club.

A previsão é que sejam atendidos 90 doadores, além de realizar o cadastro para aqueles que querem doar medula óssea. Atualmente o Hemocentro realiza até duas coletas externas por mês. Essa modalidade é importante, pois possibilita que moradores de outras cidades possam fazer a doação, contribuindo para fidelização e manutenção dos estoques de sangue.

As coletas são organizadas a partir das solicitações de prefeituras e secretarias municipais de saúde, associações de doadores, sindicatos, entidades não governamentais e empresas privadas que são corresponsáveis pela organização e sucesso das campanhas. Para solicitar uma coleta externa é necessário realizar o contato e articulação com a equipe de Captação do Hemocentro por meio do telefone 3011-9151.

Em 2022 o Hemocentro realizou 17 coletas externas de sangue e esteve em 13 municípios da região atendendo aproximadamente 1400 doadores, coletando mais de 1300 bolsas de sangue. Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos pais), ter mais de 50 kg, apresentar documento de identificação, além de estar em boas condições de saúde, bem descansado e alimentado.