jesui2Foram homenageados pela contribuição científica na descoberta de transformação leite humano em leite em pó

 O professor Jesuí Vergílio Visentainer, do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá, e a nutricionista Vanessa Bueno Javera Castanheira Néia, doutora em Ciência de Alimentos pela UEM, receberam, na última quinta-feira (7), da Câmara Municipal de Maringá, o Brasão do Município e título de Mérito Comunitário. 

A homenagem foi proposta pelo vereador Onivaldo Barris e é um reconhecimento aos serviços relevantes prestados à comunidade maringaense e à ciência nacional. A equipe do professor Jesuí desenvolveu um método que transforma o leite humano em leite em pó. 

Durante a sessão, Jesuí contou um pouco de sua história e destacou que a educação muda vidas. “A educação muda a vida das pessoas, ela foi a virada de chave da minha vida. Eu iniciei minha vida acadêmica na UEM cursando Química. Investir em ciência tecnologia é fundamental para desenvolver o país”.

Ele também ressaltou que o leite humano é o alimento mais completo que existe. “Eu trabalho com isso há mais de 30 anos e nossas pesquisas têm o objetivo de contribuir para que um maior número de crianças possam ser atendidas. No momento estamos trabalhando para desenvolver uma embalagem que permita levar o leite em pó para diversos lugares do Brasil”.

Um dos benefícios da descoberta seria a melhoria sobre o armazenamento e transporte, uma vez que o leite em humano em pó é muito mais resistente à contaminação microbiana e tem seu período de conservação altamente prolongado quando comparado à sua forma in natura. 

Outra serventia é que possibilitaria o aumento da distribuição do material, uma vez que, em razão de sua maior durabilidade, o leite humano em pó pode ser distribuído para unidades bem distantes dos setores de coletas. Ou seja, permitirá maior acesso ao material disponível. 

Além disso, o uso em forma de pó traria a diminuição de gastos, tendo em vista que o processo de conservação do leito humano in natura, apesar de simples, é muito custoso, pois além de demandar significativa quantidade de consumo de energia elétrica e recursos humanos, muitas vezes o material armazenado acaba não sendo utilizado em razão da ocorrência de perecimento.  

Vanessa doutoranda imprensa

Vanessa Javera, doutora em Ciência de Alimentos da UEM

A descoberta é fruto do trabalho de doutorado da nutricionista Vanessa Javera, o trabalho ganhador tem o título de "Leite humano em pó: avaliação de diferentes tecnologias de obtenção em relação aos componentes nutricionais e imunológicos como medida alternativa na rede de bancos de leite humano".

Jesuí também é docente do Programa de Pós-Graduação em Química. Vanessa Javera foi orientanda dele no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PPC).

 

 *Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)