2023 12 01 Reuniao Sala do Reitor 9458 1

Em reunião, Reitoria recebeu membros de instituições federais de Arquitetura e Urbanismo, vinculados à UEM

Galeria de fotos

Profissionais e estudantes vinculados ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) têm representado a Universidade Estadual de Maringá (UEM) em instituições e conselhos nacionais da área. Na última sexta-feira (1º), o reitor da UEM, Leandro Vanalli, se reuniu com o diretor adjunto do Centro de Tecnologia (CTC), Edwin Cardoza, a professora chefe do DAU, Tânia Verri, e membros dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil e do Paraná, para tratar dos cargos recém-assumidos por servidores, acadêmicos e ex-alunos da Universidade.

Entre as representações, destaca-se a eleição da arquiteta e urbanista Jeanne Versari Sapata como conselheira do CAU Brasil, representando o estado do Paraná. A primeira mulher a ocupar o cargo de conselheira federal pelo Paraná é graduada na UEM e mestre pelo Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU). Jeanne foi eleita em outubro, para o triênio 2024-2026. Além dela, outros dois egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM compõem o conselho estadual: Érica Bernabé Takanashi e Vinícius Alves de Araújo.

Já o acadêmico João Guilherme Tegoni de Oliveira, aluno do 3º ano de Arquitetura e Urbanismo na UEM, é o atual presidente da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura (Fenea). O órgão representa os graduandos em âmbito nacional e configura a entidade central do Movimento Estudantil da área.

A terceira conquista abordada na reunião foi a nomeação da professora Tânia Verri para o Conselho Consultivo e Deliberativo do Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Nacional (Iphan), composto por 15 representantes de entidades brasileiras. A designação ocorreu em novembro, por meio da Portaria de Pessoal nº 1.187, do Ministério da Cultura. “É muitíssimo significativo fazer parte de um seleto grupo de conselheiros, uma honra defender o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Brasil”, declarou Verri.

Segundo a direção do CTC, representada pelo professor Edwin Cardoza, a participação dos discentes, egressos e docentes nas instituições configura “a consolidação da formação científica e profissional dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo da UEM”.