WhatsApp Image 2023 12 01 at 20.30.0260 atletas representaram a instituição em Guarapuava; a vice-reitora Gisele Mendes esteve dois dias no evento

Galeria de Fotos

UEM é bicampeã no futebol suíço 50+ e futsal feminino no Josuepar Na 26° edição dos Jogos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar), disputados no último final de semana, na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) concorreu em diversas modalidades e teve destaque no futebol suíço 50+ e no futsal feminino, conquistando o bicampeonato nas duas.

A vice-reitora Gisele Mendes esteve presente na cerimônia de abertura e acompanhou dois dias de competição, disputada entre os dias 1 e 3 de dezembro. A delegação da UEM foi representada por 60 atletas, que concorreram tanto nas modalidades coletivas quanto individuais, conquistando o pódio.

WhatsApp Image 2023 12 04 at 12.40.55

Houve disputas nas modalidades de basquete masculino; beach tênis, masculino, feminino e misto; bolão, masculino e feminino; canastra misto; truco misto; corrida rústica, masculino e feminino; futebol suíço masculino (categoria livre e máster 50+); futsal feminino; natação masculino; sinuca misto; voleibol, masculino e feminino; e xadrez misto.

Além de servidores da UEM, participaram dos Jogos atletas das universidades estaduais de Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro Oeste (Unicentro), Estadual do Paraná (Unespar) e a do Norte do Paraná (UENP).

Representantes de duas secretarias estaduais prestigiaram o evento, entre eles os professores Marcos Aurélio Schemberger, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), e Antonio Carlos Dourado, da Secretaria de Esportes do Paraná. Em reunião com os coordenadores das sete Instituições de Ensino Superior (IES), eles comentaram sobre a importância do Josuepar e a possibilidade de apoio para as próximas edições.

Os professores Adolpho Cardoso Amorim, Alexandre Miyaki de Silveira e Ricardo Henrique Bim, do Departamento de Educação Física (DEF) estiveram à frente da coordenação dos jogos representando a UEM e destacaram a participação dos agentes e docentes que se dedicaram para competir no evento e representar a Universidade.

Em 2024, a sede do Josuepar será em Londrina, de 6 a 8 de setembro. Os jogos têm como objetivos principais proporcionar a participação dos servidores das universidades estaduais do Paraná; oportunizar o desenvolvimento da consciência para a prática da atividade física permanente e desenvolver intercâmbios socioculturais e esportivos entre as instituições.

A Coordenação de Desportos e Recreação (CDR) da UEM vai buscar apoio da administração central e da Reitoria visando melhorar as condições de espaços físicos, materiais e horários de treinamento para aumentar a participação dos servidores nos jogos. Um dos objetivos da CDR é promover e incentivar a prática constante de esportes e da atividade física.

Classificação final da UEM no Josuepar por modalidades:

Beach tênis feminino: 1º lugar

Natação 50+ feminino: 1º lugar