1700739876203

Representada pelo projeto de extensão Afavi, Ivaiporã venceu classe para atletas com deficiência intelectual

Galeria de fotos

A equipe do projeto de extensão Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (Afavi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi campeã na modalidade masculina do Atletismo DI dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps). A equipe representou o município de Ivaiporã na 11ª edição da competição, realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 19 a 22 de novembro.

Com 23 medalhas e 164 pontos conquistados, a equipe do Afavi venceu a modalidade, específica para atletas com deficiência intelectual, pela nona vez consecutiva. A segunda colocada foi Cascavel, com 57 pontos.

Os atletas que ajudaram a manter a hegemonia da equipe foram: Diego de Souza Vieira, ouro nas provas de 5.000m, 1.500m e 800m; José Eduardo Delgado Ribeiro, prata no salto em distância e nos 200m e bronze nos 100m; Welliton de Souza Francelino, ouro no salto triplo e no lançamento de disco; Danilo Cordeiro dos Santos, bronze nos 1.500m e no lançamento de dardo; Valdomiro Domingos de Souza, prata nos 5.000m; Valdinei Silva e Souza, bronze no arremesso de peso; e Leonel de Oliveira Pedroso, quarto lugar nos 800m. A equipe também foi campeã nos dois revezamentos, 4x100m e 4x400m.

A delegação de Ivaiporã também ganhou medalhas na classe para deficientes físicos. Reginaldo Aparecido Lucena conquistou o ouro no arremesso de peso, no lançamento de disco e no lançamento de dardo. Já Henrique Mitsuo Albanes Ueki levou o bronze nos 400m.

Ao todo, mais de 2 mil atletas, de 49 municípios, competiram em 17 modalidades diferentes nos quatro dias de realização do Parajaps 2023.

Afavi/UEM

O projeto de extensão Afavi/UEM é desenvolvido por estudantes e professores do curso de Educação Física do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã. A iniciativa trabalha o esporte adaptado para pessoas com deficiência nas modalidades atletismo, bocha, tênis de mesa e badminton.

Professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) e uma das coordenadoras do projeto, Andréia Paula Basei comemorou a estadia dos atletas em Foz do Iguaçu. “Além de competirem e terem muito sucesso nos Jogos, os atletas também tiveram a oportunidade de conhecer, gratuitamente, através de cortesia concedida, o Parque das Aves, uma grande atração turística em Foz do Iguaçu. Isso mostra como o esporte pode ser um dos melhores caminhos para uma inclusão e socialização justa e digna”, declarou.

Também coordenador do projeto, o professor Ricardo Alexandre Carminato enfatizou a grandeza e a organização dos Jogos. “O estado do Paraná tem que se orgulhar muito do trabalho que vem sendo realizado no paradesporto. Nossos jogos são um dos melhores e maiores do Brasil para as pessoas com deficiência. Não é à toa que o Estado tem se destacado cada vez mais no cenário nacional e internacional”, lembrou.

Expectativa para 2024

O desempenho dos atletas foi destacado pelo professor e técnico da equipe, Ewerton Davy Marques Silva. Ele também demonstrou otimismo para as competições do ano que vem. “Nossa equipe já é muito experiente e sabe se portar muito bem frente a grandes competições. Esse ano tivemos algumas renovações e atletas com outras deficiências iniciando e já ganhando provas. Isso demonstra o potencial que temos em mãos para podermos ir ainda mais longe”, projetou.

Segundo Ricardo Carminato, a expectativa para 2024 é ampliar o número de atletas participantes do projeto. “Estamos muito otimistas em relação ao aumento da equipe, principalmente, trazendo novos atletas. Para isso, vamos focar ainda mais no trabalho de iniciação esportiva para crianças e adolescentes, dos 8 aos 17, anos com alguma deficiência”, afirmou.

O Afavi/UEM tem o apoio da Direção do Câmpus Regional do Vale do Ivaí e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM, bem como do Núcleo Regional de Educação e da Prefeitura de Ivaiporã, por meio das Secretarias de Esporte e de Educação do município. A coordenação do projeto também agradeceu às empresas Coamo e Paraná Atacadista pela liberação de seus funcionários para a participação no Parajaps 2023.