WhatsApp Image 2023 11 20 at 13.44.50

Homenagem será dia 2 de dezembro, no Teatro Barracão, e vai relembrar alguns dos maiores sucessos da "madrinha do Samba"

Mari Tenório é servidora pública do quadro efetivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2002, além de ser cantora, compositora e produtora cultural. No dia 2 de dezembro, ela fará um show em tributo a Beth Carvalho. O evento será uma homenagem à grande Madrinha do Samba, Beth Carvalho, que teve uma carreira grandiosa na música brasileira, com grandes clássicos como “Vou Festejar”, “Andança” e “Samba no Quintal”. Beth era torcedora do Botafogo e “Vou Festejar” virou um grande hino também nas arquibancadas do time, deixando seu legado ainda vivo.

Beth era compositora, multi-instrumentista e intérprete e, na voz dela, ficaram conhecidos grandes clássicos do samba, como “Coisinha do Pai”. A sambista morreu em 2019, aos 72 anos, vítima de uma infecção generalizada. 

Cantora, compositora, declamadora e produtora cultural, Mari tem formação em Pedagogia pela UEM e é acadêmica do Curso de Música – Habilitação em Canto/ UEM. Participou de edições do Festival de Música da Cidade Canção (Femucic), Festival Jaracezinhense da Canção (Fejacan), Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) e Festival Universitário da Canção (FUC), além de quatro edições do Acorde Universitário – Festival Universitário da Canção, promovido pela UEM, todos com composições próprias. 

Aos 11 anos iniciou seus estudos em violão popular e aos 17 em contrabaixo elétrico e, posteriormente, canto popular, vindo a participar de vários recitais do Centro Musical Villa-Lobos, do qual foi aluna dos 17 aos 25 anos. Aos 38 anos voltou a estudar novamente outras técnicas de canto e instrumentos, como acordeon, rabeca e percussão. As performances dela têm sido em voz, violão e percussão.  

Foi coralista no Coral Universitário da UEM e do Coral do Luzamor. Desde 2009 integra o Projeto de Extensão “Músicas e Poesias para falar de Cidadania, Ciência e Meio Ambiente”, com o qual já se apresentou em várias cidades do Paraná, São Paulo, Distrito Federal, além de Cidade do México e Cabo Verde – África do Sul. 

De 2014 para cá, tem produzido shows musicais, saraus e outras apresentações solo no formato violão e voz, de caráter líteromusicais, algumas delas de forma voluntária e sem custos para diversas entidades educacionais e/ou sociais.

Desde sua contratação como servidora da UEM tem realizado várias apresentações de caráter institucional à convite de departamentos, setores e do Cerimonial da UEM.

Projetos e apresentações

A partir de 2015, elaborou projetos, foi solista convidada para a série de apresentações da Mostra de Corais da UEM, produziu o “Clara Voz – Tributo à Clara Nunes” e o Tributo aos Menestréis, fazendo uma homenagem ao cancioneiro nordestino, foi selecionada para o Convite à Música 2018 com o Tributo à Mercedes Sosa e com o Tributo aos Menestréis no Convite à Música 2019, tendo sido também convidada a se apresentar no Convite à Música. Atuou como suplente e, posteriormente, titular do Conselho Municipal de Cultura de Maringá e tem participado, como convidada, de mostras e recitais da Escola de Música da UEM.

Foi idealizadora, produtora, diretora e integrante do Projeto Matinatas, Solaratas, Serenatas e Serestas – A Cidade é Canção, premiado no Aniceto Matti 2019, participou da Semana Afro-Brasileira com o Show Cantos de Aruanda, teve projetos aprovados pelo “Em casa com Arte, Canto Meu”, no qual apresentou músicas autorais com seu parceiro no Dois Brasis Rafael Marinho e Cantos de Aruanda, realizou apresentações pelo “Convite à Música”, e se apresentou nas comemorações do Aniversário de Maringá com o Quinteto Odeon, do qual é vocalista e idealizadora. 

Também teve aprovados projetos elaborados e propostos por ela em editais municipais, apresentou o Projeto “Afro-sambas”, proposto no Edital do Festival Afro-brasileiro, produziu o Projeto Madrinha do Samba - Tributo à Beth Carvalho, em parceria com o músico e produtor cultural Ronaldo Gravino. Participou da seleção das músicas do Garagem da Juventude, tendo também atuado como jurada na premiação, e apresentou o Show autoral “Canto Meu”, pelo Convite à Música, que será apresentado novamente no dia 14 de dezembro,

Estão em fase de pré-produção os projetos “Para Edith – En rose”, que será apresentado em dezembro de 2024, “Coletivo Flores de Pedra” e “Todas lasvoces – Nuestra Alma Latina”, sendo os dois últimos ainda sem previsão de estreia.

Realiza, há vários anos, apresentações em bares e eventos sociais de Maringá e região. Outra atividade que vem desenvolvendo é a produção de palco nas apresentações de outros projetos musicais a convite de músicos com o quais têm parceria. 

Serviço

Tributo a Beth Carvalho

Data: 2 de dezembro (sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro Barracão (Praça Nadir Cancian, Zona 7)

Informações sobre ingressos: @maritenoriooficial

Apoio cultural: Rádio UEM FM, Assessoria de Comunicação Social, Escola de Música da UEM, Associação dos Amigos do Mudi (Museu Dinâmico Interdisciplinar).