SAUDE UEM 6472

Hospital é o único da macrorregião noroeste do Estado com leitos 100% SUS

A campanha Novembro Roxo - que tem 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade – tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.

Atualmente com 10 leitos, a UTI Neonatal do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) é referência no atendimento e assistência aos recém-nascidos prematuros e ou bebês com até 28 dias de vida, que apresentam algum tipo de complicação antes ou após o nascimento, para a macrorregião noroeste do Paraná, que abrange 115 municípios, sendo a única com atendimento 100% SUS.

Com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, além de contar com o apoio de assistentes sociais, psicólogos e do Banco de Leite Humano, a UTI Neonatal do HUM atende por mês uma média de 15 bebês.

 Mensagens de Carinho

Devido ao atendimento humanizado e ambiente acolhedor, a UTI Neonatal do HUM é um dos setores que mais recebe mensagens de gratidão e carinho das mães e familiares das crianças que estiveram internadas. 

Franciele Souza conta que sua filha precisou ficar 28 dias internada e foi muito bem cuidada, além de relatar que o amor da equipe é imenso. “(...) Minha eterna gratidão. Sete anos já se passaram e eu jamais irei esquecer o cuidado com minha Melisa”.

A mãe de outro bebê internado, Natalia Ferreira, escreveu nas redes sociais. “Parabéns a todas da Neonatal. Somos muito bem assistidos o tempo que ficamos. Hoje meu pequeno Arthur está com três meses. Obrigado por serem tão atenciosos com nossos pequenos”.