20231114 cmm 042e

Objetivo foi dar elementos para a elaboração de políticas públicas de cultura, com análise de diversos pesquisadores

Imagem cedida pela Assessoria de Imprensa/CMM

Na última terça-feira (14), a professora e vice-coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo da Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Maringá, Celene Tonella, participou da sessão da Câmara Municipal de Vereadores da cidade, onde apresentou o diagnóstico da cultura do município. As análises e sugestões estão no livro “A Política Pública de Cultura em Maringá”. O convite para a participação dela, foi da vereadora Ana Lúcia Rodrigues.

Tonella explicou que o trabalho foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. “O objetivo do diagnóstico foi dar elementos para a elaboração de políticas públicas de cultura. O livro traz análises de diversos pesquisadores e pode ser baixado gratuitamente.”

Ela ainda destacou a importância de se levar cultura aos espaços mais distantes do centro da cidade. “A pesquisa mostrou que há uma concentração na área central, é importante que a oferta seja descentralizada. As bibliotecas dos bairros, por exemplo, podem ser utilizadas tanto para a produção como para apresentação de projetos culturais.”

A doutora também ressaltou que a formação de público é fundamental. “A população precisa ter acesso a bens e práticas culturais, quando as pessoas produzem e consomem cultura há uma melhora na qualidade de vida.”

A professora disse ainda que é preciso ter ações transversais para incentivar a cultura. “As secretarias públicas podem produzir ações conjuntas que incentivem a produção e consumo de cultura. Educação, saúde, mobilidade urbana são importantes tanto na produção como no consumo de bens culturais.”

Sobre: Celene Tonella possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1991), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), pós-doutorado pelo Programa de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara - Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais (2017) .

Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Programa Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá. Foi assessora especial do gabinete da reitoria da UEM em Relações Institucionais e Políticas Públicas (2011-2014). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Participação Política (Nuppol) e vice-coordenadora do Observatório das Metrópoles, núcleo Maringá. Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Sociologia Urbana, atuando principalmente com os seguintes temas: democracia e participação política, espaço urbano, cidadania e políticas públicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM