DSC 5807 1

Cerimônia realizada nesta terça (14), em Curitiba, premiou pesquisas de professor e estudante da Universidade

Veja galeria de fotos/Mileny Melo

Pesquisadores, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), venceram duas categorias do 36º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A cerimônia de premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (14), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a presença do reitor da UEM, Leandro Vanalli, e dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Maurício Nascimento.

Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) da UEM, Valter Afonso Vieira foi premiado na categoria Pesquisador, na área de Ciências Humanas e Sociais. Pós-doutor em Administração, o docente desenvolveu um estudo relevante que analisou a relação entre as condições macroeconômicas e os investimentos em marketing, a partir de dados financeiros e macroeconômicos de 183 empresas brasileiras.

Em discurso, Vieira ressaltou a importância da ciência e dos pesquisadores nos processos de inovação. “A relevância da ciência é o descobrir, desenvolver e aplicar o conhecimento para o progresso da sociedade e o desenvolvimento sustentável. A produção científica e o pesquisador contribuem com soluções para o bem-estar da sociedade em diferentes áreas do conhecimento, em prol das pessoas”, destacou.

Já a agrônoma recém-formada pela UEM, Larissa Leite de Araújo, venceu a categoria Estudante de Graduação, na área de Ciências Agrárias. Ela atua como assistente técnica de vendas em uma empresa do ramo de proteção biológica de culturas, no município de Ubiratã, na região Centro-Oeste do Paraná.

Durante programa de iniciação científica da Universidade, Larissa Araújo desenvolveu pesquisa que classifica os resíduos gerados em uma unidade de beneficiamento de sementes de milho. O estudo propôs alternativas para os detritos, considerando parâmetros econômicos e ambientais para um programa de gestão eficiente no setor da indústria.

Pesquisadores, professores e estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também venceram categorias em suas respectivas áreas de pesquisa. Ainda foram distribuídos prêmios em modalidades não acadêmicas, como Inventor Independente e Jornalismo Científico.

Premiação

O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem como objetivo reconhecer e estimular a produção científica e as ações de extensão e inovação paranaenses, bem como valorizar estudantes, pesquisadores e jornalistas comprometidos com a comunicação pública da ciência. A premiação contempla cinco categorias em duas áreas do conhecimento, alternadas anualmente. Nesta edição, foram inscritos trabalhos de Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais. A comissão julgadora é formada por profissionais e pesquisadores de fora do Paraná, considerados referência nas respectivas áreas de atuação.

Os prêmios somam R$ 200.503,19, com valores líquidos que variam de acordo com a modalidade: R$ 31.995,19 nas categorias Pesquisador e Extensionista; R$ 10.665,06 na categoria Estudante de Graduação; R$ 12.798,08 nas categorias Inventor Independente e Jornalismo Científico.

Neste ano, para auxiliar no processamento e ranqueamento da pontuação dos trabalhos concorrentes, a Seti firmou uma parceria com a Simetric, startup de tecnologia que atua com análise de dados. Ao todo, foram recebidas 93 inscrições, sendo 18 homologadas no campo das Ciências Agrárias e 32 em Ciências Humanas e Sociais, somando 50 trabalhos avaliados.

Durante a cerimônia, o secretário Aldo Bona assinou o documento de autorização para a realização da 37ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, cujo edital será publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná até o final do ano.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN).