Hospital mantém o título há 20 anos e foi o primeiro da cidade a receber esta certificação
O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) recebeu a recertificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), título que mantém desde 2003. A avaliação, que é trienal, aconteceu no final de outubro e atesta a qualidade dos serviços prestados na instituição. O selo é conferido pelo Ministério da Saúde às maternidades que promovem apoio, proteção e incentivo, principalmente, ao aleitamento materno. O HUM foi o primeiro hospital de Maringá a conquistar a placa de credenciamento.
Para ser reconhecido é preciso cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, proposto pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, o hospital deve também promover o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
HAC
Hospitais Amigos da Criança (HAC) são reconhecidos como um local onde o bebê tem menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto, que promove o contato pele a pele com a mãe após o nascimento, alojamento conjunto e amamentação na primeira hora de vida. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, pouco mais de 300 hospitais brasileiros possuem o título. Hoje, um e cada quatro nascimentos no país ocorre em HAC’s.
No Paraná, 21 unidades possuem a certificação do Ministério da Saúde, validada pela equipe de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A Iniciativa foi idealizada pela OMS e pela Unicef em 1990 e incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992. Desde então, vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento, tudo com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde.