Captura de tela 2023 11 13 170446

Evento, com programação diversificada, ocorrerá de 20 a 24 de novembro, discutindo o passado e o presente

A cerimônia de abertura da XXIV Semana de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ocorrerá dia 20 de novembro, às 14h, no Bloco I-12, por meio da conferência “O curso de Pedagogia e a Diversidade Etnico-Racial”, a ser ministrada pela professora Eugênia Portela de Siqueira Marques, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

O tema do evento será “50 anos do curso de Pedagogia: passado e presente”. Poderão participar do encontro acadêmicos, professores, pesquisadores da área da Educação e áreas afins.

A Semana contará com mesas-temáticas, apresentações de trabalhos e círculo de debates, abordando assuntos como a diversidade e gênero; violência em ambientes escolares; relações étnico-raciais e a profissão docente. Haverá também palestras sobre Violência nas escolas e a alfabetização e letramento na perspectiva inclusiva.

Criado em 1973, o cuso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 1976, por meio do Decreto nº 78.525, para funcionamento nos períodos matutino e noturno, habilitando para a docência das matérias pedagógicas do segundo grau.

Jantar

Com este evento, os departamentos de Fundamentos da Educação (DFE) e de Teoria e Prática da Educação (DTP), além do Conselho Acadêmico do Curso de Pedagogia, estão em festa pela comemoração dos 50 anos de existência do curso de Pedagogia da UEM. Durante o primeiro semestre letivo de 2023 foram organizadas algumas atividades e, agora, em novembro, as celebrações atingem o ponto alto com a 24ª edição da Semana.

Além da programação científica e cultural, está previsto um jantar comemorativo, por adesão, que será realizado em 24 de novembro, às 19h30, no Buffet Paradise. Outras informações podem ser obtidas no site do evento ou e-mail errossi@uem.br. As inscrições podem ser efetuadas até a data do evento por meio do site acima.