WhatsApp Image 2023 11 09 at 08.40.39

Visa recordar e evidenciar lutas e resistências da população negra contra o racismo e desigualdades sociais       

Nesta sexta-feira (10), excepcionalmente às 8h30, o programa Conexão UEM vai debater o tema: “20 anos da Lei nº 10.639/03 sobre o ensino da Cultura Afro na educação básica”. 

Participam do programa a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes; a professora e coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab/UEM), Marivânia Conceição Araújo e da professora do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL), Loide Nascimento de Souza. A apresentação fica a cargo do comunicólogo da rádio UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli. 

Novembro é o mês da consciência negra, essa campanha visa recordar e evidenciar lutas e resistências da população contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais. 

Em 2023 foi promulgada a Lei 10.639, que alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e de outras providências. 

O programa vai debater: porque foi necessária uma lei para que houvesse a inclusão da “História e da Cultura Afro-brasileira” na educação básica do país; quais motivos levaram a criação da lei; há muitos desafios para implementar a lei na sala de aula, quais as implicações da lei na formação de pedagogias da diversidade e de ações afirmativas e qual o papel do professor. Essas e outras questões serão respondidas no Conexão UEM. 

A proposta do programa é manter um espaço de diálogo entre a universidade e a comunidade, incluindo temas relevantes, a fim de promover reflexões em diversas áreas de conhecimentos. 

Serviço: O "Conexão UEM" é transmitido, ao vivo, todas às sextas-feiras, às 9 h, pelo canal da UEM TV, no YouTube, pela rádio UEM FM (106,9). Além do Instagram @uemfm; @oficialuem e no Spotify.