2023 11 08 Parana Faz Ciencia 3

Trabalhos desenvolvidos na universidade foram expostos e dúvidas e curiosidades sobre as pesquisas foram esclarecidas

Galeria de fotos

Ontem (8), em Londrina, os pesquisadores e estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participaram de mais um dia de apresentações no Paraná Faz Ciência 2023. O evento que visa a divulgação científica e tecnológica está sendo promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e tem atraído a atenção dos alunos do ensino médio e da comunidade em geral.

Os acadêmicos da UEM estão apresentando e explicando aos visitantes do evento os projetos desenvolvidos na universidade por meio das mostras interativas e da mostra dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (Napis).

A exposição interativa de ontem teve a participação de alguns projetos da UEM: “Dignitá”, da Enactus UEM, responsável pela produção de ecobags e produtos esportivos a partir da reutilização de lonas vinílicas e o “Ludoteca”, do Departamento de Educação Física (DEF/UEM), que promove articular a atividade lúdica ocorrida nos brinquedos com vários temas relacionados à realidade social.

Outro projeto que também foi apresentado foi o “Sistema Integrado de Gestão de Ambulâncias (Siga)”, orientado pelo professor Luciano de Andrade, do Departamento de Medicina (DMD/UEM). O Siga é um aplicativo que tem como objetivo fortalecer o eixo de comunicação e o fluxo de informação em tempo real entre os hospitais e as equipes das unidades de suporte básico e avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além disso, os projetos que foram apresentados nos outros dias do evento continuam em exposição e os pesquisadores da UEM estão disponíveis para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir em relação aos seus trabalhos.