Enade 2022 uem

Orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos

Os cursos de Direito, Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), todos bacharelados, receberam a nota máxima do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, nota 5. O resultado foi divulgado no dia 31 de outubro, pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF).  

Outros cursos também foram avaliados: Administração, Ciências Contábeis (ambos do câmpus de Maringá), Ciências Contábeis (câmpus de Cianorte) e Serviço Social (câmpus de Ivaiporã), obtiveram a nota 4. Ciências Econômicas ficou com nota 3 e Administração Pública EaD nota 2, ambos de Maringá. Todos os cursos acima são de bacharelado.     

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo. 

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. 

Além dos resultados nas provas, o Enade, por meio do Questionário do Estudante, permite traçar o perfil socioeconômico dos estudantes avaliados. A informação contextualiza os resultados da prova e pode ajudar na definição de políticas públicas e guiar melhorias das próprias instituições e dos cursos. A orientação do Inep é que as instituições se apropriem dos dados para melhorar seus processos pedagógicos. 

Segundo o questionário, predominam: mulheres (59,6%), brancas (52,9%), solteiras (67,9%), pais sem graduação (67,2%), pessoas com renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (69%) e indivíduos que trabalham 40h semanais ou mais (51,4%).

Para o professor e coordenador do curso de Direito, Ricardo Gardiolo, “essa conquista é o reflexo de anos de esforço, dedicação e comprometimento de estudantes e professores que tornaram o curso uma referência de excelência no cenário educacional brasileiro. A nota máxima obtida no Enade não é apenas um motivo de celebração para a comunidade acadêmica, mas também uma fonte de inspiração para futuros estudantes e instituições de ensino em todo o Brasil. Ela reforça a ideia de que a dedicação, o trabalho árduo e o comprometimento com a excelência podem gerar resultados extraordinários”.

Pedro Pablo Velasquez, professor e coordenador do curso Secretariado Executivo Trilíngue, afirma que “o curso vem se destacando como um dos melhores cursos de Secretariado do Paraná e do Brasil. Essas conquistas se devem aos esforços, dedicação e qualificação dos docentes envolvidos no ensino/aprendizagem dos estudantes”.

Sobre: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.