uem 54 anos

Com ensino público, gratuito e de qualidade, a dedicação acadêmica colocou a UEM entre as melhores universidades do país

Hoje (6) é uma data especial e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebra com grande orgulho e entusiasmo os seus 54 anos de excelência educacional. Desde sua fundação em 1969, a UEM tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e científico da região e do país.

Antes da criação da UEM, Maringá atendia às necessidades de ensino superior por meio de três instituições estaduais distintas: a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, que surgiu em 1959, a Faculdade Estadual de Direito e a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas inauguradas em 1967. Essas três entidades combinadas ofereciam um total de sete cursos.

A Lei nº 6.034, de 6 de novembro de 1969, que autorizou a criação da Universidade Estadual de Maringá, foi um marco importante para o sistema educacional de nível superior da cidade, pois uniu as três faculdades estaduais existentes em uma única instituição universitária. À época, o então prefeito de Maringá, Adriano José Valente, desapropriou um terreno de, aproximadamente, 80 alqueires na Zona 7 da cidade e o destinou à instalação do câmpus universitário.

A nomeação do primeiro reitor da Universidade, José Carlos Cal Garcia, e de seu vice, Ayrton Pinheiro, inaugurou o início da liderança acadêmica e o compromisso com a excelência educacional. A criação da UEM foi parte de um movimento mais amplo que resultou na fundação de outras instituições de ensino superior no Estado do Paraná, como as universidades estaduais de Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG).

Classificada como uma universidade regionalizada, a UEM está presente em, praticamente, todo o estado, com atividades relacionadas à educação, pesquisa e extensão. Além do Câmpus Sede, localizado em Maringá, a instituição possui mais seis câmpus, que ficam em Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Também são mantidas atividades de pesquisa e extensão em Porto Rico e Iguatemi.

De acordo com a base de dados de 2022, atualmente, o Câmpus Sede possui 1.240.323,00 m² de área física, com instalações de blocos didáticos, com salas de aula e laboratórios, blocos administrativos, bibliotecas, restaurante e refeitórios, Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), Hospital Veterinário Universitário, Complexo de Saúde, Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), Escola de Música, anfiteatros e auditórios, museus, Editora (Eduem), institutos de idiomas, estação climatológica, Complexo Esportivo, entre outros.

Reconhecimento nacional e internacional

A Universidade Estadual de Maringá não se concentra apenas em formar indivíduos competentes, mas também em promover a pesquisa de alta qualidade e a disseminação do conhecimento. Seus inúmeros grupos de pesquisa e publicações científicas demonstram o compromisso contínuo com a inovação e a busca de soluções para problemas complexos.

Ao longo dos anos, a Universidade expandiu sua oferta educacional, e foi além das suas origens ao implementar ao seu catálogo uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação. Diversificação que reflete o compromisso da instituição em atender às necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo.

Com a verticalização do ensino, os estudantes têm a possibilidade de seguir uma trajetória acadêmica sólida e completa, capaz de prepará-los para enfrentar os mais diversos desafios profissionais e, também, para que possam contribuir de forma valiosa para a sociedade. Assim, UEM tem se destacado no cenário da pesquisa e da inovação com suas contribuições para o avanço de diversas áreas do conhecimento.

Com mais de 70 cursos de graduação presenciais e a distância, e 90 cursos de pós-graduação, sendo 56 de mestrado e 34 de doutorado, distribuídos nos sete câmpus, a Universidade Estadual de Maringá é reconhecida nacional e internacionalmente por sua qualidade de ensino e projetos de pesquisa.

A UEM já foi classificada em diferentes rankings que indicam as melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo, além das indicações aos pesquisadores e cientistas da Universidade entre os melhores em território nacional e internacional. Somente neste ano, a UEM foi classificada pelo ranking internacional de ensino superior, o SCImago Institutions Rankings (SIR), como a 14ª melhor universidade do Brasil e a 23ª da América Latina.

Nesses 54 anos de história, a UEM construiu uma reputação sólida como uma instituição de ensino superior de primeira linha, que prepara não somente profissionais qualificados para o mercado de trabalho, mas cidadãos comprometidos com a sociedade. É dia de celebrar as conquistas e olhar com entusiasmo para o futuro. Parabéns por sua história notável, Universidade Estadual de Maringá!

Palavra do reitor

Leandro Vanalli, reitor da UEM, destacou a importância da instituição como desenvolvedora de toda a nossa região e patrimônio do povo de nosso Estado. Assista a mensagem

Palavra da vice-reitora

Gisele Mendes, vice-reitora da UEM, comentou sobre a história da universidade e destacou alguns momentos importantes para o desenvolvimento da instituição. Veja a mensagem.