2022 10 27 pesquisa carvao de cigarro 0083 1 1

Prime é organizado pela Seti/PR e premia quem transforma resultado de pesquisa em produto com potencial de mercado

O projeto “Hidrocarvão ativado produzido a partir de bitucas de cigarro, para adsorção de contaminantes em efluentes”, desenvolvido pelo acadêmico do curso de Química (licenciatura), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rogerio Dos Santos Maniezzo, está entre os cinco finalistas da 3ª edição do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime).

O “HydroButts” foi selecionado entre 20 projetos desenvolvidos em Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado do Paraná para o fomento de R$ 200 mil da Fundação Araucária (FA).

Fruto de uma iniciação científica, a orientação do projeto foi feita pelo professor do Departamento de Química (DQI) e líder do Grupo de Pesquisa Rinaldi Research Group, Andrelson Wellington Rinaldi, e pelo doutor em Ciência pela UEM, Hugo Henrique Carline de Lima. A pesquisa consiste em converter bitucas de cigarro, um poluente que não possui uma política assertiva de descarte, em um material poroso, que pode ser utilizado no tratamento de água e efluentes.

O processo de hidrocarbonização consiste, de forma análoga, a um “cozimento” desta bituca, em uma autoclave. Esse processo requer uma temperatura amena em torno de 180°C a 250°C. Dessa forma, ele acaba sendo mais barato que o método convencional de obtenção de carvão ativado que se dá pela pirólise.

Por meio desse projeto, a UEM foi a primeira universidade estadual a receber o reconhecimento de patente do ano, conferido no 43º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), realizado este ano no Rio de Janeiro. Ela divide a titularidade da patente com Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - câmpus de Apucarana. Além disso, foi a segunda colocada no 1º Prêmio Inova Maringá 2023.

Maniezzo também recebeu o prêmio de estudante de graduação do ano 2022, no 35º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (Seti-PR).

A cerimônia de premiação, na qual será anunciado a colocação dos cinco finalistas, ocorrerá no evento Paraná Faz Ciência 2023, dia 6 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Prime: Organizado pela Seti-PR, em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), é um programa direcionado a promover transformação do resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado. A proposta visa fomentar a inovação e a propriedade intelectual, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)