87383475 2614 48bd b702 bbabd74edc4d

Cinco estudantes já foram selecionados com bolsa para desenvolver seus estudos presencialmente na instituição

Por meio do Programa Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e Forum for Agricultural Research in Africa (FARA), nigerianos foram selecionados para cursar mestrado, doutorado e pós-doutorado em universidades brasileiras, associadas a Faubai. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), os programas de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes, Ambientes Aquáticos Continentais, Letras e Zootecnia selecionaram oito candidatos de pós-Doutorado.

Para 2024, cinco destes oito estudantes já selecionados foram contemplados na bolsa da agência nigeriana TFTFund para desenvolver seus estudos, de forma presencial, na instituição.

A oferta de disciplinas on-line foi uma das primeiras atividades realizadas pelas IES brasileiras a esses candidatos. O curso de Português como Língua Estrangeira (PLE) foi promovido pelo Programa de Integração Estudantil (Prointe), da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), em parceira com o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM para aproximadamente 55 nigerianos.

O Prointe oferece oficinas de apoio pedagógico aos acadêmicos, professores da UEM e comunidade externa. O PLE é uma das oficinas do Prointe que estão em expansão. Os cursos são realizados na modalidade presencial e online, nos níveis básico e intermediário, realizado por três acadêmicos do curso de letras: Giovana Scalabrini Antunes, Larissa Ferreira Santos e Victor Hugo de Souza Siqueira, sendo orientados pela professora Aline Cantarotti, do Departamento de Letras Modernas (DLM).

A professora Giovana Antunes, responsável por ministrar o curso para nigerianos, considera que “a experiência tem sido desafiadora, mas muito boa. Os alunos são educados e participativos. Estamos aprendendo uns com outros.”

Essa iniciativa comtempla ações de política linguística e são importantes para a internacionalização da Universidade. Como ações futuras, serão ofertados cursos para 50 paraguaios da Universidad Nacional de Concepción e 30 chineses da Hunan University of Science and Engeneering (HUSE).