2023 10 25 Jogos Paralimpicos ivaiporã 103 15799

Com mais de 700 atletas, evento visa a inclusão das pessoas com deficiência e a sociabilidade por meio do esporte

Galeria de fotos

O Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sediou ontem (25) o 7º Festival Paralímpico de Atletismo do Vale do Ivaí, no Complexo Esportivo da UEM, conhecido como Sapecadão, em Ivaiporã.

O evento é organizado pelo Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e apoio da Prefeitura de Ivaiporã, com intermédio da Secretaria Municipal do Esporte e da Secretaria do Estado de Esporte e Turismo.

A vice-reitora, Gisele Mendes, esteve presente na cerimônia de abertura e discursou sobre a importância do festival por não ser uma competição, mas uma celebração à diversidade e inclusão das pessoas com deficiência. “O desporto é um direito constitucional, todas as pessoas, sem exceção, têm direito a práticas esportivas”, disse ela.

Durante o discurso do prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, ele anunciou o asfaltamento de todo o entorno do ginásio e da pista de atletismo do CRV, em um investimento de R$ 1,5 milhão, fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Sergio de Souza (PMDB). Esta ação afetará positivamente os atletas, os moradores da região e, também, a UEM.

2023 10 25 Jogos Paralimpicos ivaiporã 102 0759

O evento esportivo tem como propósito proporcionar a integração social e promoção do esporte educacional para pessoas com deficiência vinculadas a instituições e associações de todo o Paraná, além de descobrir novos talentos do esporte.

Todos os atletas recebem premiação, numa demonstração do aspecto inclusivo e de estímulo à prática esportiva, independentemente do rendimento alcançado. O Festival, iniciado em 2014, reúne a participação de mais de 700 atletas inscritos, tendo, como público alvo, pessoas com deficiência provenientes de instituições de ensino especializadas.

As modalidades de atletismo com diferentes provas de campo são divididas em categorias, divididas pelo grau de deficiência e a idade, proporcionando uma competição justa e inclusiva.

2023 10 25 Jogos Paralimpicos ivaiporã 101 15719

Participaram do evento alunos, professores e diretores de escolas de ensino regular e escolas de educação especial (APAEs) dos seguintes municípios: Ariranha do Ivaí, Barbosa Ferraz, Boa Ventura de São Roque, Borrazópolis, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Mandaguari, Manoel Ribas, Marquinho, Mato Rico, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Pinhão, Quinta do Sol, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Tamarana, Telêmaco Borba e Turvo.

Também estiveram presentes na abertura do 7º Festival Paralímpico do Vale do Ivaí o chefe do Escritório da 12º Regional de Esportes do Estado, Valdir Bento Carvalho; o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco; a diretora-adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques; e o responsável pela organização do Festival, professor Ricardo Alexandre Carminato.