Geduc

Com participação de professores da UEM, Unesp e IFPR, evento impulsionou debate sobre o campo educacional

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu, nos dias 19 e 20 de outubro, o 2º Simpósio de Pesquisa e Extensão do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (Geduc). O objetivo foi divulgar informações a respeito do grupo e das pesquisas realizadas, de modo a valorizar a produção da ciência. 

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, esteve presente no segundo dia do evento, junto com o diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Marcos Bruschi, o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, e o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco. 

Em sua fala, Gisele Mendes destacou o direito a educação como direito fundamental do cidadão. “É dever do Estado e dever da família, desenvolvido junto a sociedade, permitir o pleno desenvolvimento da personalidade, a preparação para o exercício da cidadania e a capacitação do cidadão para o trabalho. É o que fazemos na universidade por meio dos grupos de pesquisas e dos cursos de graduação e pós-graduação”, ressaltou a vice-reitora. 

Geduc 2

De forma híbrida, o simpósio contou com as mesas temáticas: “Apresentação das pesquisas dos pós-doutorandos do Geduc”; “Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Expansionistas e Dualidade Educacional na Educação Superior”; “Capitalismo de Plataforma na Educação Superior, Políticas de Avaliação e Governança Algorítmica” e “Sistemas de Ensino, Formatação da BNCC e Mercantilização da Educação Pública”. 

A programação incluiu também apresentações de trabalhos e as palestras "Biopolítica e governo do tempo escolar", ministrada por Divino José da Silva, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e “Pesquisa, Extensão e Ensino: institucionalidade e educação profissional no IF", ministrada por Amir Limiana, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A comissão de organização foi composta por Aline Rocha, Gislaine Buraki, Luan Tarlau e Mário Luiz Neves de Azevedo. As mesas e conferências ficarão disponíveis no canal do grupo de pesquisa no YouTube.

Geduc: O grupo foi criado há 23 anos pelos professores Rosemary Coimbra Campos Sheen (in memorian) e Jean Vincent Marie Guhur. Apenas o professor Mário Luiz Neves de Azevedo, atual coordenador do Geduc, orientou até o momento 23 mestres e 22 doutores, muitos deles atuando em Instituições de Ensino Superior fora do Paraná. O grupo tem como meta principal o estudo e a investigação a respeito de História, Historiografia, Políticas Educacionais da Educação Básica e Superior, principalmente, mas não exclusivamente, no Brasil e na América Latina.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)