Workshop

Objetivo do curso é expandir o conhecimento sobre o pensamento computacional entre os professores da Educação Básica

O Departamento de Informática (DIN), da Universidade Estadual de Maringá, em parceria com a Coordenação de Apoio à Educação Básica (CAE), realizará no dia 18 de novembro, o workshop “Pensamento Computacional: O que é? Por que é importante?”. Será no auditório do Bloco B33, no câmpus sede. A equipe organizadora é formada pelas professoras Aline Maria Malachini Miotto Amaral, Luciana Andréia Fondazzi Martimiano, Raqueline Ritter de Moura Penteado, Thelma Elita Colanzi Lopes e a doutoranda Claudia Heidemann de Santana. Participa da organização do evento a chefe da CAE, Marta Lúcia Croce.

O pensamento computacional (PC) é uma metodologia de solução de problemas, que utiliza conceitos básicos da computação e contribui para a construção do pensamento lógico e a habilidade de reconhecimento de padrões. O desenvolvimento do raciocínio ocorre por meio dos quatro eixos básicos: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.

Por desenvolver uma série de habilidades fundamentais de pensamento que devem ser aprimoradas durante a educação básica, juntamente com leitura, escrita e aritmética, o PC é fundamental para os alunos do século XXI, que fazem parte de uma sociedade globalizada e influenciada pela computação. Para isso é necessário que ele faça parte da formação dos educadores, assim, eles serão capazes de introduzi-los aos alunos.

Além da apresentação teórica, o curso também tem como objetivo a troca de experiências através de atividades práticas utilizando os recursos pedagógicos de atividades desplugadas, sem o uso de dispositivos eletrônicos.

O workshop é destinado aos professores da Educação Básica e alunos de licenciatura, porém, pessoas que não são da área da educação também podem participar. As inscrições estão abertas e vão até o dia 8 de novembro, o evento é gratuito e o número de vagas é limitado a 180 pessoas. Além disso, os participantes receberão uma certificação de quatro horas.

Serviço: Workshop “Pensamento Computacional: O que é? Por que é importante?”
Data: 18/11/2023
Local: UEM - Bloco B33 - Auditório