Cienciando

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia pretende aproximar a comunidade da ciência em diversas áreas de conhecimento

A alquimia dos laboratórios e de pesquisas, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), amplia seu espaço com o evento intitulado "Ciênciando" que deve encantar adultos e crianças. As atividades serão desenvolvidas no Shopping Cidade Maringá. Organizado pelo Centro de Ciências Exatas (CCE), essa iniciativa faz parte de extensão da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que visa levar a ciência para mais perto da comunidade, descomplicar e desmistificar suas maravilhas nas áreas de química, física, matemática e estatística.

No dia 28, das 8h às 22h, e 29 de outubro, das 14h às 20h, o espaço de compras e lazer será transformado em num laboratório interativo. As pessoas de todas as idades poderão se engajar em experiências científicas que combinam aprendizado com diversão. "Queremos que todos se sintam convidados a mergulhar na ciência, independentemente de sua idade ou formação", destaca Diogo Francisco Rossoni, coordenador do projeto e diretor-adjunto do Centro de Ciências Exatas. Ele reforçou que os experimentos e demonstrações devem proporcionar aprendizado e, ao mesmo tempo, diversão.

Além de nutrir a curiosidade inata, o "Ciênciando" terá potencial de inspirar mentes jovens a abraçarem as carreiras científicas. “A ênfase está na prática, na experiência e na interação, já que a ciência é um pilar da nossa vida cotidiana, além de uma aventura emocionante a ser explorada”, ressaltou Rossoni.

Com o slogan “Venha e deixe a ciência surpreender você”, o "Ciênciando" é um convite irrecusável, para quem estiver em Maringá durante esse período. A entrada é gratuita e toda a comunidade pode participar das atividades.

Equipe de peso: Diogo Francisco Rossoni (CCE-DES), Lilian Akemi Kato (CCE-DMA), Breno Ferraz de Oliveira (DFI), Brian Alvarez Ribeiro de Melo (DES), Debora Cristina Baldoqui (DQI), Eduardo de Amorim Neves (DMA), Francielle Sato (DFI), Guilherme Miranda Pereira (DCI), Irene Naomi Nakaoka (DMA), Jaime da Costa Cedran (DQI), Marcos Cesar Danhoni Neves (DFI), Robson Ferrari Muniz (DCI), Sandra Regina D' Antonio Verrengia (DMA).