Seminário de Idealismo Alemão

Para participar do evento como ouvinte, os interessados podem realizar as inscrições via internet até o dia 25

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia e o Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovem o “II Seminário de Idealismo Alemão: Poesia e Mitologia”, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento será desenvolvido nos dias 25 e 26 deste mês, no câmpus sede da Universidade.

A temática desta edição é o interesse especulativo dos pensadores do Idealismo Alemão, que ocorreu entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX, pela poesia e pela mitologia. São parte das discussões propostas pelo tema o desenvolvimento da Estética enquanto disciplina filosófica, as considerações sobre o gosto, o gênio artístico, o belo, o sublime, e a natureza das divindades cuja gênese e história são narradas na mitologia.

O objetivo é promover debates temáticos e históricos sobre o tema, especialmente pelos desdobramentos do projeto crítico kantiano, do iluminismo e da emergência do movimento romântico.

Os encontros marcados para os dias 25 e 26, sempre nos períodos da tarde e noite, serão nos auditórios: Departamento de Letras Modernas (DLM, Bloco H-35) e Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL, Bloco G-34).

Para realizar a inscrição, acesse aqui.

Quarta-feira, 25 de outubro

Local: Auditório do DLM, Bloco H-35
13h30: Abertura
14h00: O belo como o limite final da representação, em Schopenhauer — Guilherme Marconi Germer (UEM)