operacao rondon parana 2023

Duas equipes com 10 estudantes cada estão em Pontal do Paraná e Paranaguá; ações vão até 22 de outubro

Iniciou na quarta-feira (11), a Operação Rondon Paraná 2023, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura das Universidades. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conta com duas equipes de 10 alunos nos municípios de Pontal do Paraná (Conjunto A) e Paranaguá (Conjunto B), ambos no estado do Paraná.

O Conjunto A é coordenado pelos professores do Departamento de Enfermagem (DEF), Gabriel Zanin Sanguino e Larissa Carolina Segantini Felipin, e suas ações envolvem Cultura, Direitos Humanos e Justiça. Hoje (13), foram realizadas atividades lúdicas com crianças para o desenvolvimento infantil.

Ontem (12), a equipe preparou intervenções com a Comunidade Indígena Guaviraty para a imersão na cultura e na promoção de conhecimentos acerca da comercialização dos produtos produzidos pelos locais, associados à orientações de Saúde para as mulheres. As primeiras atividades promovidas com os moradores de Pontal foram sobre afogamentos.

Já o conjunto B, está na coordenação do professor do curso de Serviço Social, Rafael Ferrareze, e trabalha Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Eles estão acompanhados da equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

As imersões ocorrem até dia 22 de outubro.

operacao rondon parana 2023 geral

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. A Operação Rondon Paraná 2023 é semelhante ao Projeto Rondon Nacional, porém ocorre somente no Estado do Paraná.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)|