Nupelia UEM 07705Universidade foi convidada a fazer parte da Rede UniParanapanema, graças suas contribuições científicas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) irá realizar, na próxima segunda-feira (16), entre as 9h até às 11h30, virtualmente, o 8º Seminário das Instituições de Ensino Superior no Paranapanema.

Neste ano, o evento irá formalizar a Rede UniParanapanema. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi convidada para integrar nesta, pois atua ativamente para a sua concretização, através de seus representantes e contribuições científicas nos Comitês de Bacias Hidrográficas de do Piraponema e Paranapanema ao longo dos anos.

A Rede visa promover a articulação dos Institutos de Ensino Superior que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de estudos e pesquisas que possam apoiar a implementação dos instrumentos de gestão.

A integração dos Estados de São Paulo e Paraná já vem de longa data, iniciou-se na década de 1970. Contudo, o processo de mobilização para a criação do Comitê se deu formalmente em 2009. Foi instituído pela Presidenta da República em 2012 e, mesmo com pouca idade formalizada, sua atuação é destaque dentro do cenário em que atua.