BannerLok

Concorrem 51 chapas aos conselhos federais e estaduais; dois disputam os cargos de conselheiro federal e suplente representantes das IES

No próximo dia 10 de outubro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, CAU, a autarquia pública da categoria, terá a realização de seu processo eleitoral de forma virtual.

As eleições ocorrerão em todos os estados do Brasil e vão eleger os Conselheiros Estaduais e também os Federais. Serão escolhidos 402 conselheiros dos CAU dos Estados e do Distrito Federal e 28 do CAU Brasil – um de cada Unidade da Federação e mais um representante das Instituições de Ensino Superior (IES).

É mais uma oportunidade para colaborar na valorização e na definição do futuro da Arquitetura e Urbanismo no nosso país.

Desta vez com uma proposta revolucionária: a inclusão por meio de cotas de diversidade. Participe da construção de uma representatividade mais justa e equitativa da nossa profissão no CAU.

No total são 51 chapas: 49 chapas vão disputar os cargos de conselheiros federais e estaduais em todo o Brasil e dois concorrem aos cargos de conselheiro federal e suplente representantes das Instituições de Ensino Superior (IES). São 1.930 arquitetos(as) e urbanistas dispostos a representar a categoria.

Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir de 1° de janeiro de 2024. A função não é remunerada.

As composições das plenárias estaduais são dadas com a proporcionalidade do número de arquitetos de cada Estado, já com relação à Plenária Federal, será eleito um Conselheiro Federal por Estado, e mais um Conselheiro representante das Instituições de Ensino Superior.

No Paraná, a plenária do CAU será formada por 22 conselheiros estaduais. Há também uma ideia de representatividade democrática no modelo de gestão, na qual os conselheiros eleitos poderão corresponder à proporcionalidade de votos obtidos no pleito.

A professora doutora, Tânia Nunes Galvão Verri, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/UEM), é candidata suplente a conselheira estadual, ao lado de um docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que já foi professor da UEM, Oigres Macedo, além de vários profissionais egressos da graduação e pós-graduação da instituição, como Jeanne Sapata, candidata a conselheira federal e Vanessa Calazans da Rosa.

Esse grupo integra a Chapa 02, intitulado CAU em REDE, propõe a renovação, a representatividade, equidade e, conforme o próprio nome menciona, constituiu-se em rede em todo o estado do Paraná. Segundo esse grupo de arquitetos, a elaboração da plataforma de gestão tem como proposta de campanha "uma forma plural, transparente, coletiva, buscando total representatividade de seus pares", relatou a chapa.

Outras informações sobre essas eleições, acesse: