62536397

Início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2024; vagas são destinadas a alunos regulares

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos (PEG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançou o Edital nº 024/2023 do processo seletivo destinado a alunos regulares para o curso de mestrado. A inscrição é gratuita e os interessados devem realizá-la, via internet, até o dia 26 de janeiro de 2024.

Aqueles que pretendem participar do processo de seleção devem possuir título de graduação ou previsão de conclusão de curso para o fim do ano letivo de 2022. Serão aceitas inscrições de candidatos portadores de diploma de graduação em Engenharia de Alimentos ou outras Engenharias, Química, Física, Matemática ou Química Industrial. Caso o diploma seja de Tecnólogo, a carga horária mínima deverá ser de 2.500 horas. Os portadores de diplomas de outros cursos estarão sujeitos a avaliação do colegiado do programa.

A PEG oferece 14 vagas no total, sendo uma vaga para pessoas com deficiência (PcD), uma para estrangeiro, uma para indígena e uma para negro. As linhas de pesquisa ofertadas são:

Engenharia de Produtos e Processos na Indústria de Alimentos

Estarão inseridas nesta linha de pesquisa o desenvolvimento e melhoria de processos na indústria de alimentos, modelagem e otimização de processos já existentes, visando a melhoria da qualidade do produto e eficiência do processo. Dentre os projetos envolvidos consta o desenvolvimento de biofilmes e coberturas biodegradáveis para alimentos a partir de polímeros naturais, propriedades termodinâmicas de alimentos, equilíbrio de fases aplicado a processos alimentícios, aplicação de processos de membrana na indústria alimentícia; microencapsulação de ingredientes alimentícios, secagem de grãos.

Processos Tecnológicos Aplicados à Alimentos

Esta linha engloba os processos aplicados em produtos de origem vegetal e animal, utilizando diferentes métodos de conservação e aproveitamento de subprodutos e resíduos agroindustriais. Envolve também o desenvolvimento e formulação de novos processos e produtos alimentícios. Ainda, destaca-se nesta linha a utilização de ferramentas como análise sensorial e a microbiologia industrial voltada para as inovações tecnológicas de produtos e matérias-primas alimentícias.

O resultado final da seleção será divulgado dia 2 de fevereiro e as aulas devem começar no mesmo mês, com a disciplina de Nivelamento em Matemática.

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o PEG:
E-mail: sec-peg@uem.br