Agroecologia

Homenageando Ana Primavesi, as atividades se encerram neste sábado (7); inscrição está disponível até hoje (5)

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Programa de Pós-Graduação e Mestrado Profissional em Agroecologia (Profagroec) estão promovendo a 2ª Semana de Agroecologia “Ana Primavesi”, que prossegue até dia 7 de outubro com palestras, feira, oficina. Além da 2ª Exposição “Agroecologia e Arte: a beleza do todo” que permanece até o dia 15 de outubro na Biblioteca Central (BCE), no câmpus sede.

As inscrições, com taxa de R$ 50, estão disponíveis até hoje (5) neste link. É um período de interseção entre egressos, alunos novos do programa e a comunidade acadêmica e externa, além de ser uma oportunidade de aprendizado de verem o qual amplo é a agroecologia.

As atividades tiveram início na segunda-feira (2) com a abertura da exposição no saguão da BCE. Estão expostas arte e fotografias da agroecologia e sustentabilidade executadas por alunos e engressos do Profagroec e integrantes do projeto de neuroplasticidade em argila. Os materiais utlizados foram aquarelas, tecidos com tingimento natural e arte de povos indígenas (como convidados). Os responsáveis pela curadoria são: Sayuri Iwashita, Valmir Batista da Silva, Vanessa Bueno e Letícia Daloski.

Exposição

Nos dias 3 e 5 de outubro ocorreram a Feira de Trocas de sementes crioulas, mudas de plantas, livros, CDs, vinis, roupas e calçados usados, no Bloco 115, das 8h30 às 17h. A feira ainda ocorre no sábado (7).

A programação conta com as palestras “Produção de mudas em substratos não convencionais” e “Do Solo à Mesa: Como a Agroecologia impacta a qualidade nutricional dos alimentos” e “Qualidade da água em propriedades rurais da agricultura familiar” e “Homeopatia vegetal e Agroecologia: a ciência em prática”. Ambas serão realizadas no auditório da BCE, das 19h às 21h30.

No último dia (7), o tema da palestra e oficina será “Bioinsumos”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Marcos André Collet, no Bloco 115, das 14h às 17h.

Agroecologia: o Dia Nacional da Agroecologia é comemorado em 3 de outubro. A data foi escolhida em homenagem a Ana Primavesi, engenheira agrônoma austríaca radicada no Brasil, nascida neste dia. Primavesi é responsável por avanços no campo de estudo das ciências do solo em geral, em especial o manejo ecológico do solo. Ela foi uma importante pesquisadora da agroecologia e da agricultura orgânica.

Confira a programação completa:

WhatsApp Image 2023 10 05 at 12.30.59

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)