WhatsApp Image 2023 10 05 at 17.11.25

Durante o evento, nesta quinta-feira (5), ocorreram a distribuição de panfletos e conversas com pacientes da Unidade

O Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoveu o projeto “Odontologia e Gestantes: educação não violenta”  idealizado pela professora Daniele Stefanie Sara Lopes Lera Nonose, como uma ação de intervenção da disciplina Atenção em Saúde.

No evento, foi efetuada a intervenção ativa de distribuição de panfletos e conversa com os pacientes na UBS Pinheiros. Além disso, os panfletos estarão disponibilizados na Clínica Odontológica da UEM, no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac)/UEM), e em murais informativos da própria instituição.

O grupo de pesquisa foi idealizado pela docente Daniela e pelos alunos Luís Felipe Godin de Maria (Medicina), Maria Fernanda dos Santos (Psicologia), Caio Henrique Horvath (Odontologia), Tamilly Renzo Lopes (Educação Física), Vinicius Rocha dos Santos (Farmácia), e Mateus Santana Carmona (Psicologia).

A disciplina foi desenvolvida em parceria com a direção e profissionais da UBS Pinheiros, levando em consideração as demandas da unidade de saúde no ponto de vista do conceito ampliado de saúde do SUS, o que vai muito além da ausência de doença, incluindo o bem-estar físico e mental do paciente, com destaque a saúde preventiva.

Os temas abordados procuram, por meio de uma ação educativa, explicar a importância do acompanhando odontológico na saúde da gestante e do bebê, além de como a educação infantil pode interferir na formação de adultos responsáveis por si próprios.

Ao todo foram confecionados 1000 panfletos e 100 foram distribuidos para pacientes da UBS e entregues nas casas ao redor. Sendo deixados outros 50 panfletos na recepção da UBS, 25 na odontologia da UBS, 25 na psicologia da UBS, 125 no LEPAC, 125 no Departamento de Odontologia (DOD) da UEM, 60 na Biblioteca Central (BCE), 100 foram foram separados para ser colocado nos Murais da UEM e outras localidades dentro da Universidade e outros 290 para o III simpósio da disciplina de atenção a Saúde.