Evento visa apresentar e discutir, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da UEM
Foi realizada hoje (2), às 8h30, no Auditório da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a cerimônia de abertura do 6º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex). É um evento de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento, classificadas no âmbito da extensão nacional em: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.
O evento visa apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da UEM.
O reitor Leandro Vanalli, no uso de sua palavra, afirmou que, “a UEM é movimento, nós existimos para que esses movimentos de desenvolvimento humano, social, regional, em todos os seus aspectos, ocorram dia a dia. E a extensão representa isso, o impacto na vida das pessoas. A UEM faz muito bem em todas as áreas do conhecimento. Eu tenho dito em alguns lugares que visito como reitor, a alguns prefeitos e algumas lideranças, o que o teu município, o que a tua instituição precisa, a UEM tem e faz melhor do que qualquer outra. Então esse é o sentido da extensão, e ele tem cumprido muito bem essa bela missão”.
A diretora de Extensão, Crishna Mirella de Andrade Correa, relatou que temos hoje na UEM cerca de 300 projetos de extensão em andamento e mais de 700 ações, no que se refere a cursos e eventos, totalizando cerca de mil ações extensionistas por ano. “Neste encontro, que começa hoje, pretende-se apresentar os resultados obtidos dentro desses projetos, tivemos 306 inscrições para trabalhos, sendo 100 deles na área da saúde, muitos frutos dos trabalhos desenvolvidos com o setor de educação do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), que é, obviamente, um orgulho para todos nós da UEM”.
Para o diretor de Cultura, André Luis Rosa, “essas 306 inscrições para trabalhos demonstram a potência que a UEM tem. A potência em uma dimensão estratégica hoje na universidade, o qual é a extensão. Nós temos que entender que cada vez mais é um movimento necessário a universidade não só se abrir para receber a comunidade, a diversidade de pessoas, de produções, de saberes, de formas e modos de gestar a vida, dentro do seu espaço, como nós temos também que sair, ir ao encontro de todos esses outros saberes, outras formas de conhecimento, outras maneiras de agregar. Esse movimento de ida e volta tem sido muito intenso e eu acho que nós temos que ainda mais ampliar”.
O pró-reitor de Extensão e de Cultura, Rafael da Silva, disse que todos que chegam a PEC, com alguma demanda, são recebidos e acolhidos e sempre estamos atendendo. “Nossos editais de bolsas, a demanda simplesmente dobrou, isso é importante, mostra que o caminho que adotamos, que busca ampliar os recursos é fundamental, o próprio evento triplicou em termos de trabalhos inscritos, e isso mostra que a comunicação tem sido cada vez mais efetiva, graças a toda reestruturação e aos bolsistas que fazem parte da PEC. Então temos muitos desafios pela frente, mas com essa equipe aguerrida e com o apoio dos diversos setores da UEM, fundamentais para efetivação do nosso trabalho”.
Compuseram a mesa de honra: o reitor, Leandro Vanalli; o coordenador de Ensino Superior da Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), representando o secretário, Aldo Bona, Fabiano Gonçalves Costa; a secretária de Educação de Maringá, Nayara Malheiros Caruzzo; o pró-reitor de Extensão e de Cultura (PEC), Rafael da Silva; a diretora de Extensão (DEX), Crishna Mirella de Andrade Correa e o diretor de Cultura (DCU), André Luis Rosa.
Também estiveram presentes: o coordenador Estadual do Paraná Mais Orgânico, Ednaldo Michelon; o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco; o diretor de Pesquisa (representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), Mauro Ravagnani), Marcos Luciano; a diretora da BCE, Márcia Regina Paiva; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo; o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade; a diretora-adjunta do CCH, Erica Fernandes Alves; a diretora-adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti; o diretor-adjunto do Centro de Tecnologia (CTC), Edwin Cardoza Galdamez; a diretora Especial de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM, Gisleine Elisa Cavalcante da Silva e a assessora Especial de Articulação de Políticas de Inclusão, Isabel Cristina Rodorigues.
Os presentes na cerimônia desfrutaram da apresentação da Orquestra de Câmara da UEM.