publico unati

Evento comemora o Dia da Pessoa Idosa e os 20 anos do Estatuto do Idoso com atividades culturais

Galeria de fotos

A Jornada da Pessoa Idosa promovida hoje (2), no Bloco B33, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), debateu o papel da pessoa idosa na sociedade. O evento foi idealizado e executado pela Universidade da Terceira Idade (Unati), sob a supervisão da coordenadora geral Terezinha Oliveira. A abertura teve a participação da vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, a presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB Maringá, Jaqueline Pinheiro, a conselheira da OAB Paraná da subseção em Maringá, Claudia Regina Voroniuk, e a coordenadora do curso de Serviço Social da Unicesumar, Maria Cristina Araújo de Brito Cunha.

O encontro celebra a relevância, a proteção e a inclusão proporcionadas pelo Estatuto do Idoso. Durante o período da manhã, os temas desenvolvidos foram "Direitos da Pessoa Idosa na Legislação Brasileira", "Estatuto da Pessoa Idosa: Desafios da Construção de Um Sistema de Garantia de Direitos" e "Ser Idoso no Brasil da Invisibilidade à Efetividade dos Direitos Fundamentais".

Sancionado em 2019, o Projeto de Lei nº 3.646 alterou a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso, para substituir, em todo o texto, a expressão "idoso" por "pessoa idosa". Segundo a vice-reitora, “essa mudança trouxe humanidade e unificação para o termo, já que, parte-se do princípio de que antes de tudo, de qualquer adjetivo, ela é uma humana e o ser idoso é apenas uma característica”. Ainda, acrescentou que o fato de uma pessoa ter uma diferença não quer dizer que ela precise ser tratada com desigualdade. “Ser diferente não é ser desigual”, afirmou. O tema da palestra foi Direitos da Pessoa Idosa na Legislação Brasileira.

O Brasil tem cerca de 33 milhões de cidadãos com mais de 60 anos e a expectativa é de que, até 2030, o número de pessoas idosas ultrapasse o total de crianças entre zero a 14 anos. A Unati possui aproximadamente 700 alunos com mais de 60 anos de idade matriculados por semestre em 50 cursos de graduação.

Para a coordenadora geral da Unati, Terezinha Oliveira, é importante discutir o que é ser uma "pessoa idosa" e o que isso representa. “Eu as observo sob duas perspectivas: a do ser que precisa de atenção e acolhimento, e a do ser que precisa ter consciência sobre a posição social que ele ocupa e de suas responsabilidades. O evento busca mostrar que a luta pelo reconhecimento e pelos direitos políticos e sociais ainda persistem”, concluiu.

Jornada da Pessoa Idosa

13h30 - Apresentação Musical alunos da Unati com a professora Nicole Penteado.

14h00 - Palestra "A Rede de Cuidados para a Pessoa Idosa" com a professora Maria Cristina Araújo de Brito Cunha, coordenadora do curso de Serviço Social, Unicesumar.

15h30 - Desfile Arte e Croche de Luxo: Tendências 60+ - Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclável (GARR).