SimposioBiotecnologia site

Evento científico nacional apresenta estratégias biotecnológicas, além de prestar homenagem aos criadores do curso

Galeria de fotos  

O 7° Simpósio Nacional de Biotecnologia Ambiental e 9º Encontro de Graduandos e Pós Graduandos em Biotecnologia - Da bioprospecção a inovação: 10 anos do PBA, evento científico organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA) e Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), começou ontem (27), às 19h30, no anfiteatro do bloco B-33, câmpus-sede. A cerimônia de abertura teve a presença do reitor Leandro Vanalli, docentes e pesquisadores renomados do país, além de acadêmicos e pós-graduandos. O evento presencial e híbrido prosseguirá até sexta-feira (29). 

Nesta edição em comemoração aos 10 anos do PBA serão apresentadas estratégias biotecnológicas, desde a bioprospecção até a geração de produtos e processos na agropecuária, os quais visam contribuir com o aumento da quantidade e qualidade de produtos produzidos que visam a redução dos impactos ambientais decorrentes da expansão desse setor. A programação inclui palestras, apresentação de trabalhos (orais ou painéis) e exposição de empresas. 

Durante a cerimônia de abertura houve apresentações culturais e homenagens à atuação de dois professores da UEM, para a criação do curso (PBA), Dr. João Alencar Pamphile (em memória) que, durante a pandemia faleceu por consequências da Covid-19, e Dr. João Lúcio Azevedo, que assistiu a abertura do evento via transmissão por meio do Youtube, de forma remota

 

ProfessoraPBA

 

A coordenadora do programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental, Verônica Elisa Pimenta Vicentini, emocionada, comentou sobre o desempenho de Pamphile, na concretização desse "sonho" junto a ela e outros professores (Ana Luiza de Brito Portela Castro, Maria Claudia C. R. Takasusuki, Maria de Fátima Pires da Silva Machado, Claudete Aparecida Mangolin e Hélio Conte) e de João Lúcio, que se mudou para Maringá, considerado como "pai do PBA" para edificar a nossa pós-graduação. Ela também citou a importância do então reitor Décio Sperandio, que esteve presente na cerimônia, representando a SETI, e o padrinho do PBA, Odir Dellagostin, representante da CAPES, coordenador da área de Biotecnologia, e que aceitou o título de padrinho do PBA".    

Segundo uma das organizadoras e professora da UEM, Adriana Aparecida Sinópolis Giglioli, "o simpósio pretende gerar a troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores, por meio de palestras de alta relevância para a Biotecnologia". 

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, acredita que é um orgulho ter o dinamismo e a biodiversidade do PBA, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC), com pessoas competentes e alunos comprometidos com a instituição e de excelência na Universidade e fundamentais para essa puljança que o curso de Pós-graduação em Biotecnologia possui. "É uma área impactante e transformadora que tem um legado histórico e eterno da nossa universidade", resumiu. 

Também participaram da abertura do Simpósio: o diretor do Centro de Ciências Biológicas, Luís Carlos Gomes; a diretora adjunta, Ana Paula Vidotti, o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação (PPG/UEM), Mauro Ravagnani; a chefe do DBC/UEM, Maria de Fátima Pires da Silva Machado e a coordenadora do curso de Pós-graduação em Biotecnologia, Luciana Andreia Borin de Carvalho e a chefe-adjunta do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular, Andreia Beatriz Diverio Mendes; além da coordenadora-ajunta da graduação, Alessandra Valéria de Oliveira e a coordenadora-ajunta do PBA, Ana Luiza de Brito Portela Castro e o presidente do Comitê Gestor Ambiental da UEM, professor Rodrigo Camilo. 

O evento que termina amanhã terá palestras, apresentações de trabalhos científicos (oral e exposição de painéis), além de exposição de empresas relacionadas à biotecnologia. Os melhores trabalhos acadêmicos, que foram submetidos à avaliação na modalidade oral ou painéis, receberão a premiação no encerramento do Simpósio. 

Programação e informações: 7° Simpósio Nacional de Biotecnologia Ambiental e 9º Encontro de Graduandos e Pós Graduandos em Biotecnologia, acesse o site.