2023 09 11 NIT

Neste evento que abre o ciclo 2023-2024, os estudantes serão orientados por docentes altamente qualificados

Galeria de fotos

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promove anualmente um evento voltado aos novos bolsistas de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Ele se divide em dois momentos: num primeiro são abordados aspectos fundamentais sobre o Pibiti, como as obrigações e direitos dos bolsistas e orientadores e os prazos de apresentação de relatórios. Também é abordada a participação obrigatória do bolsista no Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação, o Eaiti que, para os acdemicos que ingressaram agora em 2023, será realizado ano que vem sob organização da Universidade Estadual do Centro Leste (Unicentro).

A professora Keila de Souza Silva, assessora especial da gestão do NIT, reiterou que “O Pibiti é uma grande oportunidade para incentivar alunos da graduação a pensa e validar ideias que podem ir ao mercado e contribuir com a sociedade”.

Num segundo momento são apresentados conceitos fundamentais sobre propriedade intelectual, com foco em patentes, visto que os projetos de iniciação tecnológica visam ao desenvolvimento de produtos ou processos que possam ser disponibilizados para a sociedade para a solução de algum problema do estado da técnica.

O professor Marcos Luciano Bruschi, coordenador do Programa, argumentou que “O Pibiti tem como objetivo contribuir para a formação e o engajamento dos graduandos da UEM nas atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, de forma a contribuir para a capacidade inovadora das empresas no país. Os acadêmicos bolsistas serão orientados por docentes pesquisadores altamente qualificados. Neste evento de abertura das atividades do PIBITI ciclo 2023-2024, o objetivo é apresentar aos bolsistas o programa PIBITI, seus objetivos, como ele é organizado e gerido pela UEM”.