Mitsue

Fruto da parceria entre a UEM e a Secretaria Municipal de Saúde, foi premiada na categoria médio porte

Nos dias 17 e 18 de agosto, na Ligga Arena do Estádio Joaquim Américo Guimarães, em Curitiba, ocorreu a Mostra de Experiências Exitosas em Saúde Bucal dos Municípios Paranaenses, durante o Congresso Estadual de Saúde Bucal no Serviço Público. O trabalho intitulado: "Implementação da Técnica Restauradora Atraumática no tratamento de cárie dentária em ambiente escolar em Maringá", fruto da parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretaria Municipal de Saúde, foi premiado na categoria médio porte (de 100 mil a 500 mil habitantes). A gerente de saúde bucal do município, Deborah Esperidião Fioroni, apresentou o projeto.

Este trabalho entre a UEM e a SMS começou em 1994, a partir dos estágios dos acadêmicos de graduação do curso de Odontologia. Atualmente os estágios dos acadêmicos são realizados em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Hospital Municipal, em 52 escolas municipais do Ensino Fundamental I, 64 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em eventos junto à comunidade e em outras instituições.

Esta é uma iniciativa do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Paraná, que reuniu experiências do estado que favorecem a disseminação de boas práticas em saúde bucal no SUS e tem demonstrado a melhoria contínua nas estruturas dos municípios paranaenses. Os trabalhos apresentados relataram práticas de gestão do sistema público de saúde bucal ou do cuidado, pautadas nos princípios norteadores do SUS: universalidade, integralidade, equidade e participação social.

As experiências foram submetidas a uma Comissão Julgadora, para outorga do Prêmio Laís Amarante para os diferentes portes populacionais dos municípios, para contemplar os de pequeno, médio e grande porte populacional.

A solenidade de premiação ocorreu na finalização do congresso, na presença da coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz, do presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO/PR), Aguinaldo Coelho de Farias e demais autoridades.

Outro projeto, este, ministrado pela professora Renata Corrêa Pascotto, docente aposentada do Departamento de Odontologia (DOD), também fruto da parceria da gerência de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Maringá, com o DOD da UEM, é o de capacitação de profissionais do município, estudantes de graduação e residentes em Saúde Pública Coletiva e da Família, na utilização de cimentos de ionômero de vidro são materiais restauradores que consistem de um pó e um líquido, que, misturados, produzem uma massa plástica que se torna rígida. Segue o link da publicação.

Mais informações sobre como implementar atividades em ambiente escolar podem ser encontradas no Livro "Sorrir com Saúde: construindo ações intersetoriais para a promoção de saúde bucal em Centros de Educação Infantil" no website da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

Sobre: Laís Moreira Amarante (in memoriam), cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi uma sanitarista muito atuante no Paraná. Iniciou a carreira nos consultórios dos grupos escolares e se dedicou ao trabalho na Secretaria de Saúde do estado por 50 anos, incluindo o relevante trabalho na implementação do programa de fluoretação das águas de consumo no Paraná.