GiselePMM

Iniciativa aumentará atividades e ações sobre cidadania destinada aos jovens de escolas públicas; cooperação permitirá bolsas de extensão aos participantes do projeto

Financiado pelo Fundo Paraná, o projeto de extensão “Construindo a Cidadania com Adolescentes e Jovens do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Maringá - PR” é uma iniciativa do professor Rafael da Silva, pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, atual coordenador do programa. Além de Silva, a equipe do projeto é formada pelos professores Crishna Mirela de Andrade Correa (Departamento de Direito Público), Vinicius Stein e Andre Rosa, ambos do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC). A ação se constitui em um braço de ação do projeto Construindo a Cidadania, vinculado à Gerência de Ações Voltadas à Cidadania, da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes – Sejuc, da Prefeitura Municipal de Maringá.. 

A proposta é investir na juventude e incentivar o exercício da cidadania, a fim de construir uma geração mais participante na sociedade e ampliar a conscientização de direitos e deveres. Com esse projeto, o município pretende promover mais atividades com adolescentes e jovens matriculados em escolas estaduais. 

O projeto Construindo a Cidadania deve promover um circuito de diálogos com alunos do ensino médio de oito escolas estaduais de Maringá. Em cada escola, serão realizados oito encontros sobre temas, como cidadania, direitos e deveres e outros. 

Para a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, o diálogo entre a instituição e o município fortalecerá ainda mais o desenvolvimento do projeto, inclusive na construção do conhecimento dos estudantes e de seus direitos e deveres, como cidadãos em ações destinadas à comunidade. 

O prefeito Ulisses Maia comentou que a parceria deve ampliar os resultados dessa iniciativa. “Com a UEM, ao nosso lado, além da conscientização dos jovens e adolescentes sobre o exercício da cidadania, os acadêmicos e recém-formados da instituição vão desenvolver trabalhos científicos, o que é fundamental para a discussão e resolução de problemáticas da sociedade”. 

Construindo a Cidadania, criado pela atual gestão municipal, já atendeu mais de 20 escolas estaduais de Maringá. O projeto obteve nota máxima no edital do programa Universidade sem Fronteiras. 

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica: o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora; a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, além de outros secretários municipais; da deputada estadual Ana Júlia; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Maringá), Eder Fabrilo Rosa; o juiz de direito, Fábio Bergamin Capela, entre outras autoridades e representantes de organizações e entidades. 

Foto/cedida PMM