Captura de tela 2023 08 04 152933

Evento, iniciado hoje, é aberto a toda a comunidade, com obras de estudantes, professores e servidores da universidade

Galeria de fotos

A Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está promovendo a 1ª Mostra Coletiva de Artes da BCE. A exposição começou nesta segunda-feira (7) e prosseguirá até 25 de agosto no hall de exposições da Biblioteca Central.

A cerimônia de abertura, no auditório do prédio da Biblioteca, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-reitora Gisele Mendes.

Diretora da BCE e coordenadora do evento, Márcia Regina Paiva disse acreditar que promover exposições artísticas em uma instituição de ensino superior é essencial, pois, segundo ela, a arte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cultural de uma sociedade. Para a Márcia, “o encontro entre arte, cultura e educação é um poderoso catalisador para o desenvolvimento humano”. Ela disse ainda ter a esperança que “a exposição inspire a todos a continuar buscando a beleza e a expressão artística em suas vidas, e que essas experiências contribuam para a construção de um mundo mais bonito, mais harmonioso e mais enriquecedor”. Desejou que possamos continuar valorizando e promovendo iniciativas que enalteçam a criatividade, a expressão e o pensamento crítico.

O organizador da Mostra, Paulo Cézar Martinelli, lembrou que a arte mostra-se presente na história da humanidade desde os tempos mais remotos. “Sem dúvida, ela pode ser considerada como sendo uma necessidade de expressão do ser humano, surgindo como fruto da relação homem/mundo”, disse.

De acordo com ele, é por meio da arte que a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos, das mais diferentes formas, seja por meio de um poema, um desenho, uma pintura e em muitas outras e infinitas formas de expressão”.Martinelli solicitou às autoridades presentes que nunca deixem morrer as manifestações artísticas da instituição.

O diretor de Cultura, André Rosa, lembrou o mapeamento das atividades artísticas que será feito com o objetivo de identificar todas as expressões nesta área existentes na instituição, citando o site que será lançado para armazenar e disponibilizar as produções disponíveis. Rosa falou, ainda, entre outras coisas, sobre a importância de a cultura ter uma destinação orçamentária para organizar suas atividades na universidade.

O pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco, lembrou o pensador Lev Vigotski sobre o poder da transcendência da arte. Psicólogo proponente da psicologia histórico-cultural, Vigotski foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Na avaliação do pró-reitor, eventos como a Mostra Coletiva da Artes da BCE enaltecem a UEM.

A vice-reitora lembrou o fato de que Estado garante a todas as pessoas o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, apoiando e incentivando a valorização e a difusão das manifestações culturais. Gisele Mendes desejou um ótimo evento e manifestou o compromisso da gestão com a valorização da cultura.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Maurício Reinert do Nascimento, também prestigiou a abertura. A cerimônia contou com a apresentação do duo de violino e violão Salomão Guarnieri e Marcos Watanabe Godoy.

Aberta aos públicos externo e interno da UEM, a 1ª Mostra Coletiva de Artes da Biblioteca Central reúne obras de 26 artistas inscritos, entre estudantes, professores e agentes universitários da universidade. Dos diversos tipos de arte que estão sendo apresentados estão o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia, a poesia e o vídeo.

O evento tem como parceiros a Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC).

.