Oficinas

Contará com atividades presenciais e remotas, entre palestra e mesas redondas e oficinas interdisciplinares

O Projeto Interarc, o Departamento de Artes (Deartes), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Unicentro em Guarapuava, convidam a comunidade acadêmica para evento híbrido que marcará o início do 2º semestre letivo de 2023, com o tema “Oficinas Interdisciplinares: O Ensino em tempos de Inteligência Artificial”. 

A Inteligência Artificial (IA) tem-se mostrado importante no contexto global das relações de trabalho, entretenimento e, especialmente, na educação, uma vez que implementa tutores virtuais e outras estratégias digitais para a compreensão de diferentes conhecimentos e fenômenos da natureza, da cultura e da imaginação humana. 

Diante dos impactos dessa nova tecnologia da informação, é necessário nos perguntarmos acerca também da formação. E nesse sentido, na área de educação, reside uma potencialidade muito grande em abrir novas estradas para uma catalisação dos saberes hierarquizados em currículos, mas, invariavelmente, engessados em metodologias arcaicas. Entendemos que o tema Inteligência Artificial precisa ser discutido junto a docentes e discentes do Ensino Superior e da Educação Básica. A IA precisa ser uma aliada na formação dos futuros licenciados. As pesquisas e projetos desenvolvidos pelos professores precisam se aproximar da IA e, um dos caminhos propostos é por meio de oficinas interdisciplinares.

A partir destes questionamentos, apontamos como objetivo principal do evento: propiciar conhecimentos teórico-práticos (interdisciplinares) que contribuam com uma educação de qualidade para a formação de professores em tempos de Inteligência Artificial. O evento contará com atividades presenciais e remotas, entre palestra e mesas redondas e oficinas interdisciplinares &IA, terá como proposta inicial, 24 horas de atividades. 

Serviço  

Inscrições: estão abertas e são gratuitas, e podem ser feitas até amanhã (4) por meio deste link.   

Período: de 7 a 18 de agosto. 

Locais: UEM, UEPG e UNICENTRO. 

Formato: hibrido, com atividades presenciais e remotas. 

Palestras e mesas  

9 de agosto, às 19h30: palestra “Educação na Era da Inteligência Artificial: Reconstruindo as Estratégias com o professor Pedro Paulo da Silva Ayrosa (UEL), presencial, anfiteatro Aderbal Sampaio – Bloco F67 da UEM, câmpus sede. 

18 de agosto, às 19h: palestra “Inteligência Artificial na Educação Básica” com a professora Rosa Maria Vicari, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio deste link.    

18 de agosto, às 19h: mesa “O papel dos professores na era da inteligência artificial: como eles podem se preparar para o futuro (e o presente)?”, com o professor André Vitor Chaves de Andrade (UEPG) e o professor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), de Pelotas, Mediadora: professora Luciane Grossi (UEPG), para o evento acesse aqui

Oficinas: serão realizadas 12 oficinas.  

Organização: Departamento de Artes (DEARTES) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática (PCM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) de Guarapuava; Grupo de Pesquisa INTERART - Interações entre Arte e Ciência e Educação: Diálogos de Interfaces nas Artes Visuais; CAPES.