mae segura recem nascido menino ligado dela bracos enquanto ela alimenta ele

Banco de Leite do Hospital Universitário de Maringá organiza atividades para incentivar a doação de leite

Agosto é marcado por ser o mês da conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação, conhecido como Agosto Dourado. No primeiro dia do mês é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. A data está inserida na Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre entres os dias 1 a 7 deste mês.

Esse movimento, tanto nacional quanto mundial, tem o objetivo de estimular o aleitamento materno e a criação de bancos de leite humano, garantindo assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo.

Para chamar atenção sobre o tema, o Hospital Universitário de Maringá (HUM), em parceria com a Secretária Municipal de Saúde organizaram uma semana de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Pinheiros, Quebec, Iguaçu e Zona Sul. Os eventos serão realizados hoje (1), sexta-feira (4) às 14h, dia 10 às 14h e 12 de agosto às 9h, respectivamente.

O Banco de Leite Humano (BLH) do HUM incentiva o aleitamento materno fazendo coleta, pasteurização e distribuição de leite, dando prioridade de fornecimento para bebês prematuros e de baixo peso que não sugam, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e que por razões clínicas não podem receber o leite da própria mãe.

De acordo com a coordenadora do BLH, Christyna Beatriz Genovez Tavares, a SMAM é essencial para o aumento do estoque do banco de leite, que em 2022 coletou mais de 2,5 mil litros de leite.

Mães que estão com excesso de leite e querem ser doadoras podem entrar em contato pelos telefones (44) 3011-9174 ou (44) 99900-4692 (WhatsApp). A coleta pode ser feita no próprio HUM, pontos de coleta de Maringá e região, ou também em casa, pela própria doadora.