o nome das coisas

Evento é gratuito, e as senhas para apresentação serão distribuídas uma hora antes no local     

O Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza neste domingo (30), às 18h, no Teatro Universitário de Maringá (TUM), a sessão comentada do filme documentário, de extensão universitária “O Nome das Coisas”. 

Evento é gratuito, e as senhas para apresentação serão distribuídas uma hora antes no local. 

O filme terá a participação da atriz do filme e professora do Curso de Artes Cênicas da UEM, Lua Lamberti e mediação da professora do mesmo curso, Elisa Heidrich. Essa exibição, contará com a versão midiática com interpretação simultânea em LIBRAS. 

Sinopse: As irmãs Lua e Mariela Lamberti são atrizes. A diferença de idade delas é de 10 anos. Nesse teatro de conflitos e reencontros, o público é convidado a imergir nas histórias delas e entender a trajetória de Lua até alcançar o cargo de docente da Universidade Estadual de Maringá. 

Baseada na peça homônima de Lígia Souza, “O Nome das Coisas” mergulha nas lembranças de infância das atrizes e mostra a construção do relacionamento entre elas. 

Junto à peça, depoimentos que enfatizam a trajetória delas no teatro e na vida. O cenário não poderia ser outro: o teatro. No jogo de cena entre palco e plateia, a narrativa se desenvolve no conflito e redenção de algo corriqueiro no ciclo familiar, “a relação entre irmãs”. 

Nesta apresentação a verdade e ficção se misturam. A verdade crua e objetiva se rende à subjetividade das memórias. No teatro da realidade, Mariela, Lua, Tuca, Bruno, Mateus, Lud e Roriê abrem o peito para dar nome às coisas. 

  

Ficha Técnica: 

Produzido com verba de Incentivo à Cultura 

Lei Municipal de Maringá n° 11200/2020 

Prêmio Aniceto Matti 

Direção e Roteiro: Victor Faria 

Co-Direção: Thayse Fernandes 

Produção Executiva e Direção de Produção: Felipe Halisson 

Direção de Fotografia: Douglas Miranda 

Direção de Arte: Clara Larávia 

Dramaturgia: Lígia Souza 

Elenco: Mariela Lamberti e Lua Lamberti 

Direção Cênica: Mariela Lamberti 

Preparação de Elenco: Lua Lamberti 

Mais informações sobre o projeto: @onomedas_coisas ou por meio deste link.

 

Serviço: 

Exibição: sessão comentada do filme documentário “O Nome das Coisas” 

Local: Teatro Universitário de Maringá - entrada pelo portão da rua Dr. Alberto Byington Júnior 

Dia e horário: dia 30 de julho, domingo, às 18h 

Entrada: evento gratuito, as senhas serão distribuídas uma hora antes no local. Essa exibição, contará com a versão midiática com interpretação simultânea em LIBRAS.