Paraná Ciência

Com o nome anterior de Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, evento será realizado em Londrina

A ciência voltou com tudo na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O governo do Paraná lançou, nesta segunda-feira (24), a Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Denominado Paraná Faz Ciência 2023, o evento faz parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) e será realizado no período de 7 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli (UEM), e o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, acompanharam a solenidade, em Curitiba. 

A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL. O objetivo é fortalecer a cultura científica e tecnológica, por meio de ações integradas de disseminação do conhecimento, e promover o acesso da população às atividades acadêmico-científicas, fortalecendo a atuação institucional do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. 

Em 2021, o Governo do Paraná sancionou a Lei nº 20.752, normativa que instituiu a Semana da Divulgação Científica, um evento anual para a popularização da ciência, tecnologia e inovação, voltado, principalmente, para os públicos não especializados. Assim, surgiu o Paraná Faz Ciência, que pretende reunir estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica até a Educação Superior, e representantes de organizações da sociedade civil. 

A reitora da UEL, Marta Favaro, pediu a contribuição de todos, porque como a SBPC esse é um evento coletivo. “Agora, mais do que nunca, a gente precisa reconhecer o trabalho dos pesquisadores e valorizar a ciência”. 

O diretor da Fundação Araucária, Marcio Spinoza, lembrou que a SBPC está fazendo com que o Brasil olhe para o Paraná e “é um privilégio lançar a Semana de Ciência e Tecnologia, que é parte do projeto Paraná Faz Ciência”.

Na sequência, o anfitrião do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, agradeceu aos colaboradores de todas as instituições de ensino superior do Paraná e lembrou que este é o momento que o governo “anuncia o retorno das semanas estaduais de ciência e tecnologia, com o nome Paraná Faz Ciência, que leva essa marca. No Paraná, se faz muita coisa, inclusive, ciência, e ciência de ponta”. 

PrFC: Na programação do Paraná Faz Ciência (PrFC), além de visitas técnicas, oficinas de ciência, tecnologia, cultura e arte, estão previstos eventos como: o Encontro do Ensino Superior do Futuro; a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte para Pesquisa Científica e Tecnológica; o Encontro Paranaense de Editores Científicos. 

Outras atividades acadêmicas da UEL completam a programação, como um simpósio de extensão, o Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e a Mostra Anual de Atividades de Ensino. Em breve, serão lançados os editais para a submissão de propostas para participação e apresentação de trabalhos. 

Parceria: O Paraná Faz Ciência 2023 conta, ainda, com a parceria das secretarias estaduais da Educação (Seed) e da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Semti); da Prefeitura de Londrina e da Secretaria Municipal da Educação; das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar); e da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa estratégico da Seti, que reúne os centros de educação a distância (EAD) das instituições estaduais de ensino superior. 

As cinco instituições federais de ensino superior paranaenses fecham o grupo de parceiros do evento: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). 

Uma das organizadoras do evento pela Fundação Araucária, a professora da UEM Débora Sant’ Ana, destacou que este é o terceiro ano que o governo está usando a marca Paraná Faz Ciência. “As duas últimas edições da Semana foram remotas, agora, em 2023, a programação será realizada de forma presencial, na UEL, no interior, e com a participação de gente de todos os lados. Certamente, vai envolver a comunidade local e regional”.