primeira defesa PPA

Pesquisa desenvolvida pela aluna Amanda Ceinoti de Almeida, propõe novo elemento alternativo de ligação para painéis

Galeria de fotos cedida por Ricardo Dias Silva

Ontem (17), foi realizada, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a primeira banca de defesa de doutorado do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UEM e UEL (PPU). O programa criado por meio de uma parceria entre as duas universidades, foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2011 e iniciou suas atividades em 2012, constituindo o primeiro curso de mestrado em Arquitetura e Urbanismo do Paraná.

Em sua primeira avaliação, no fechamento quadrienal de 2016, teve sua nota ampliada para 4, o que possibilitou o encaminhamento e posterior aprovação do curso de doutorado, que passou a ser ofertado a partir de 2019.   

Em sua segunda avaliação o PPU obteve nota 5 na avaliação da CAPES e agora consolida sua atuação com a primeira defesa de tese, a partir da pesquisa desenvolvida pela aluna Amanda Ceinoti de Almeida, orientada pelo professor Ricardo Dias Silva (PPU/UEM) com co-orientação do professor Jorge Daniel de Melo Moura (PPU/UEL). Participaram da banca os professores: Jorge Manuel Gonçalves Branco, da Universidade do Minho (UM), de Braga, Protugal; Francisco Antônio Rocco Lahr, da Universidade de São Paulo (USP); Mariana Ragassi Urbano, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Marieli Azóia Lukiantchuki, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), as duas também são membras do PPU.  

A tese apresentada propõe um novo elemento alternativo de ligação para painéis Cross Laminated Timber (CLT) com cavilhas de compósitos poliméricos reforçados com fibra natural de Curauá*, espécie vegetal encontrada na região norte do país. Os resultados serão disponibilizados no Banco de Dissertações e Teses do PPU com acesso público. A arquiteta Amanda Almeida foi convidada para prosseguir seu trabalho em Portugal através de um pós-doutorado com bolsa. 

Sobre:  A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. 

*O Curauá é uma bromélia amazônica, mais concentrada na região norte do Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana Francesa. A fibra extraída de suas folhas é muito resistente, macia, leve e reciclável, permitindo composições para diversos usos na indústria.