um homem toca um piano eletronico em um quarto escuro

Com entrada gratuita, concertos quinzenais são desenvolvidos por meio da Escola de Música, do PIN e Unicâmara

Nesta quarta-feira (26) ocorre a 6° edição dos “Concertos ao Meio-Dia”, na sala Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural (CAC), em Maringá. Com início às 12h30 e entrada franca, as apresentações serão do violinista Gabriel Bocalete Pimenta e do pianista Matheus Vieira de Lara. Ambos são estudantes do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

O violonista executará obras dos compositores espanhóis Fernando Sor e Francisco Tárrega e do brasileiro Heitor Villa-Lobos. Em seguida, o pianista interpretará obras do italiano Domênico Scarlatti, do alemão Ludwig van Beethoven, do francês Claude Debussy e do brasileiro Henrique Oswald. 

A série consiste em apresentações musicais realizadas, quinzenalmente, com participação de professores e alunos do DMC. A intenção é valorizar as práticas interpretativas dentro do ambiente acadêmico do departamento e da Escola de Música, concretizando, na prática, o trabalho realizado em sala de aula. Além disso, permite reconhecer a produção musical e possibilitar à comunidade externa da universidade a oportunidade de usufruir dessa atividade musical. 

O evento é uma realização da Escola de Música (EMU) e do DMC, por meio dos projetos de extensões: Piano como Instrumento de Informação, Inclusão e Interdisciplinaridade (PIN) e Unicâmara, coordenados respectivamente pelos professores Alfeu de Araújo Filho e Geraldo Ribas.

Os “Concertos ao Meio-Dia” têm apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), Diretoria de Cultura (DCU/UEM), Rádio UEM FM, da Secretaria Municipal de Cultura e do CAC.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)