close de diversas pessoas dando as maos

Inscrições vão até 23 de julho; operação ocorre de 10 a 22 de outubro em Pontal do Paraná e Paranaguá

A Diretoria de Extensão (DEX), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de acadêmicos interessados em participar da Operação Rondon Paraná 2023. São 20 vagas ofertadas para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, sendo 10 para o Conjunto A e outras 10 para o Conjunto B.

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Neste ano, a equipe da UEM realizará imersão nos dias 10 a 22 de outubro, nos municípios de Pontal do Paraná (Conjunto A) e Paranaguá (Conjunto B), ambos no estado do Paraná.

As ações do Conjunto A envolvem Cultura, Direitos Humanos e Justiça. Já para o Conjunto B as ações serão de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Os requisitos necessários são ter mais de 18 anos, possuir vínculo ativo com a UEM, disponibilidade de participar das atividades de formação e do período da imersão, e não ter participado de Operações Nacionais, Locais/Regionais anteriores do Projeto Rondon.

Para se inscrever basta preencher o formulário eletrônico disponível neste link. Além disso, devem ser anexados os documentos solicitados no edital. As inscrições podem ser feitas até 23h59 do dia 23 de julho.

A seleção será composta por duas etapas: análise da ficha de inscrição e entrevista com os candidatos selecionados. O resultado será publicado no site da DEX no dia 14 de agosto.

A Operação Rondon Paraná 2023 é semelhante ao Projeto Rondon Nacional, porém ocorre somente no Estado do Paraná e é organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das pró-reitorias de Extensão e Cultura das Universidades.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)